Em clima de festa, representantes da comunidade patrulhense, estudantes, professores, técnicos e terceirizados do Campus Santo Antônio da Patrulha abraçaram a universidade nessa segunda-feira, 2, em comemoração aos 10 anos da instituição em Santo Antônio da Patrulha com cursos presenciais.
PPG em Ensino de Ciências Exatas participa da 10ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais
Curso de extensão realiza aula inaugural no dia 7
FURG inaugura Sala de Apoio Parental
Prestigiaram o evento o prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva, e o vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, o presidente da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha (Acisap) e CDL, Marcione dos Santos Gomes, além da coordenadora do Polo Universitário, Dilce Eclai Vicente.
A reitora lembrou o início da história da FURG com o município, da luta em contar com o ensino superior no município. "Lembro do nosso trabalho, aqui com a Dilce, qualificando as professoras do município, que conquistaram a graduação em sua cidade. A doação da área de terra feita na gestão passada pelo Daiçon à universidade foi o grande passo para que aqui este projeto se consolidasse e só crescesse. Hoje com cinco cursos de graduação, sempre estamos buscando mais. Estamos buscando o Direito e a engenharia Química, por exemplo". A reitora disse que a FURG comemora 50 anos hoje e que nos seus 10 anos ainda não tinha uma estrutura como a que existe hoje, no novo Campus de Santo Antônio da Patrulha, no bairro Bom Princípio. "Temos muito a comemorar", falou.
O prefeito Daiçon disse que só pode agradecer a este projeto que, segundo ele, é o maior que o município já teve: “As vidas pessoas começam a mudar quando uma universidade se instala. Novos projetos e novos sonhos são possíveis. Agradeço ao Polo Universitário, à FURG por estarem aqui, agradeço as pessoas que com tanto amor lutam por este projeto, que hoje é uma realidade. Tenho certeza que esses 10 anos serão os primeiros de muitos”.
Também participaram do evento os secretários municipais Ferulio Tedesco, de Governo, Planejamento e Gestão, Dalva de Carli, da Educação, e Batista Adam, da Agricultura e Meio Ambiente, o chefe de Gabinete do Prefeito, Gabriel Diedrich e o vereador Jair Beloli, representando a Câmara de Vereadores.