Na última quinta-feira, 17, um encontro entre coordenadores de cursos de graduação e a direção do Campus Santo Antônio da Patrulha promoveu a discussão acerca de um importante para o cotidiano acadêmico no país: a evasão e retenção de estudantes. Na oportunidade, a equipe da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) do campus apresentou os resultados do estudo denominado "Acompanhamento Psicológico, Pedagógico e o Apoio à Aprendizagem", desenvolvido por uma pedagoga e um psicólogo da unidade.
Equipes da FURG Santo Antônio da Patrulha divulgam Vestibular 2027 em escolas da região
Projeto promove formação em segurança de alimentos
Campus SAP realiza Seminário de Revisão do Estatuto
O estudo teve por finalidade coletar, analisar e direcionar o fazer pedagógico, possibilitando intervenções necessárias junto as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, além de minimizar os índices de evasão e retenção a partir da identificação de demandas específicas. Para tanto foram desenvolvidas inúmeras ações pela PRAE em Santo Antônio da Patrulha, entre elas: análise do desempenho acadêmico dos estudantes, entrevistas individuais com os alunos, reuniões de orientações e intervenções e oficinas sobre projeto de vida, bem como sobre acolhimento. Também foram abordados temas como as pressões cotidianas, dificuldades e estratégias de aprendizagens e acompanhamento pedagógico.
De acordo com o diretor do Campus, Antônio Valente, a evasão e retenção dos estudantes caracteriza um dos principais problemas atuais, sobretudo nas universidades públicas, e tem recebido atenção especial na unidade. Segundo Valente, o estudo da PRAE é exemplar e irá subsidiar com dados concretos a realização de iniciativas que contribuam para o sucesso acadêmico e para a permanência dos estudantes até a conclusão do seu curso.
A próxima reunião dos coordenadores de curso, direção e PRAE está prevista para o dia 23 de outubro, às 9h30, na Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP.