Livro

TCC de aluna da Biblioteconomia compõe livro sobre Biblioteca Itinerante

O trabalho foi selecionado pela Universidade do Estado da Bahia e a Universidade de Cádiz, na Espanha

Foto: Arquivo/Secom

Um trecho do trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Biblioteconomia, apresentado em 2014 por Patrícia Rocha Mello, integra o livro Bibliotecas Itinerantes: livros abertos, lançado ontem, 12. O trabalho, que hoje conta no Repositório Institucional da universidade, foi desenvolvido sob a orientação do professor Claudio Renato Moraes da Silva e tem como título “Retorno à terra de infância: incentivo à leitura através de uma amostra de biblioteca itinerante na comunidade rural de Cerrito, RS”.

Notícias Relacionadas

O trabalho foi selecionado a partir da procura do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Grupo de Pesquisa e Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso (Difeba) e da Universidade de Cádiz, na Espanha por contribuições sobre biblioteca itinerante. O trabalho de conclusão de curso resulta em um capítulo do livro, com 30 páginas, a partir de acordo entre orientanda e orientador, buscando fazer um recorte fiel e completo do trabalho original. O livro foi lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e contém textos em português e espanhol.

Resumo do trabalho

Retorno à terra de infância: incentivo à leitura através de uma amostra de biblioteca itinerante na comunidade rural de Cerrito, RS
Este estudo intenta em levar a leitura até a zona rural da cidade de Cerrito, Rs. Percebe-se quão necessário é permitir o acesso à informação, á leitura e a cultura dentro da própria comunidade a qual o cidadão está inserido. Ainda que as tecnologias possam rapidamente exercer algum papel de supressão de tempo e de lugar e oferecer atrativos pela rede internet e social, nos deparamos com pessoas com vontade de ler, de ter às mãos livros. Está proposta neste estudo a implantação de uma Biblioteca Itinerante em Cerrito, RS a partir da cooperação e parceira da administração municipal que está ciente e participativa nesta proposta inicial que é o projeto. Através de uma amostra de Biblioteca Itinerante, ocorrida em novembro agora, a pesquisadora pode mensurar qualitativamente e quantitativamente o interesse da comunidade em questão. A Biblioteca Itinerante tende a levar o desconhecido através da informação, da leitura e da cultura para uma viagem lúdica e prospectar possibilidades de sonhar o futuro. Fomentar o gosto pela leitura ou pelo menos despertar as comunidades para o habito ou para o costume de ler, mostrando o mundo lá fora, instigando a vontade de ampliar horizontes de pessoas que estão na zona rural. Partindo deste pressuposto vimos consolidar esta pesquisa e defender junto ao Município de Cerrito, RS a importância de uma Biblioteca Itinerante.