Um trecho do trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Biblioteconomia, apresentado em 2014 por Patrícia Rocha Mello, integra o livro Bibliotecas Itinerantes: livros abertos, lançado ontem, 12. O trabalho, que hoje conta no Repositório Institucional da universidade, foi desenvolvido sob a orientação do professor Claudio Renato Moraes da Silva e tem como título “Retorno à terra de infância: incentivo à leitura através de uma amostra de biblioteca itinerante na comunidade rural de Cerrito, RS”.
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
Innovatio lança Programa de Pré-Incubação 2025
O trabalho foi selecionado a partir da procura do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPED) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Grupo de Pesquisa e Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso (Difeba) e da Universidade de Cádiz, na Espanha por contribuições sobre biblioteca itinerante. O trabalho de conclusão de curso resulta em um capítulo do livro, com 30 páginas, a partir de acordo entre orientanda e orientador, buscando fazer um recorte fiel e completo do trabalho original. O livro foi lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e contém textos em português e espanhol.
Resumo do trabalho
Retorno à terra de infância: incentivo à leitura através de uma amostra de biblioteca itinerante na comunidade rural de Cerrito, RS
Este estudo intenta em levar a leitura até a zona rural da cidade de Cerrito, Rs. Percebe-se quão necessário é permitir o acesso à informação, á leitura e a cultura dentro da própria comunidade a qual o cidadão está inserido. Ainda que as tecnologias possam rapidamente exercer algum papel de supressão de tempo e de lugar e oferecer atrativos pela rede internet e social, nos deparamos com pessoas com vontade de ler, de ter às mãos livros. Está proposta neste estudo a implantação de uma Biblioteca Itinerante em Cerrito, RS a partir da cooperação e parceira da administração municipal que está ciente e participativa nesta proposta inicial que é o projeto. Através de uma amostra de Biblioteca Itinerante, ocorrida em novembro agora, a pesquisadora pode mensurar qualitativamente e quantitativamente o interesse da comunidade em questão. A Biblioteca Itinerante tende a levar o desconhecido através da informação, da leitura e da cultura para uma viagem lúdica e prospectar possibilidades de sonhar o futuro. Fomentar o gosto pela leitura ou pelo menos despertar as comunidades para o habito ou para o costume de ler, mostrando o mundo lá fora, instigando a vontade de ampliar horizontes de pessoas que estão na zona rural. Partindo deste pressuposto vimos consolidar esta pesquisa e defender junto ao Município de Cerrito, RS a importância de uma Biblioteca Itinerante.