FINANCIAMENTO

Startup da FURG é a primeira no país a receber aporte ‘GovTech’

Fundos são destinados para empresas que contribuem para serviços e processos públicos

A inovação tecnológica compõe um dos mais importantes braços do desenvolvimento de uma nação, e, sendo assim, vem sendo absorvida intensamente pelos mais diversos setores públicos e privados do país. Recentemente, a startup Augen, vinculada ao Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), recebeu um aporte financeiro de R$ 4 milhões do primeiro fundo exclusivo para GovTechs, que visa incentivar empresas do seguimento que promovem soluções inovadoras para melhorar serviços e processos públicos.

Notícias Relacionadas
O investimento foi realizado pelas agências financeiras Cedro Capital e KPTL e conta com a participação de empresas como Multilaser e Positivo. Além disso, também participam do fundo as agências de desenvolvimento regionais Agerio e Badesul. Cerimônia de divulgação aconteceu durante um evento realizado na capital gaúcha, Porto Alegre, pela agência Badesul.

De acordo com o engenheiro mecânico – e um dos executivos da Augen -, Moisés Fernandes Borges, o investimento representa um grande passo para o futuro da empresa, e ajuda a consolidar o trabalho realizado. “O aporte permitirá impulsionar nossa plataforma de operações e infraestrutura, além de acelerar o desenvolvimento de novos negócios”, explicou o diretor financeiro.

Com essa perspectiva de expansão, a Augen se prepara para criar mais impactos positivos na sociedade, baseando-se no propósito de oferecer soluções de saneamento acessíveis e eficientes ao setor. Há mais de cinco anos no mercado, a empresa estima, com a injeção dos novos recursos, a ampliação de suas fronteiras, a manutenção da competitividade e o aprimoramento dos seus produtos.

Para o diretor do Oceantec, Artur Gibbon, o reconhecimento comprova toda capacidade, qualidade e potencialidade da Augen, principalmente em razão do elevado nível de cobrança do processo que antecedeu a decisão de destino para o fundo. “Isso coloca a Augen em outro patamar dentro do seu caminho de evolução. Para nós, ter esses cases dentro da universidade e vivenciar esses momentos de conquistas, além de muito gratificante, é o combustível necessário para o ecossistema, uma vez que mostra para as outras startups, que estão chegando, que a gente consegue, daqui de Rio Grande, catapultar esses projetos da forma como merecem”, declarou o gestor.

Sobre a Augen

A empresa, nascida em 2018, tem como seu principal cliente a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No estado, a startup já se faz presente em 12 cidades. O funcionamento da companhia se dá por meio de equipamentos digitais que realizam a análise de características da água, disponibilizando essas informações para softwares de leitura online, dados que serão monitorados remotamente, permitindo uma tomada de decisão mais acertada.

De acordo com informações da empresa, entre os dados analisados estão os níveis de cloro e fluoreto; a cor, turbidez e acidez; além disso, o equipamento também é capaz de monitorar a temperatura da água.