Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), o Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica (Gece) promoveu ao longo do ano uma série de atividades de estudo e debate sobre o momento econômico nacional e internacional e a economia do meio ambiente, entre elas os seminários virtuais Macro Meeting, que estimularam amplo diálogo acerca dos principais fatos econômicos do mundo em 2020.
Navio Ciências do Mar I conclui série de expedições com acadêmicos da FURG a bordo
Projeto de extensão em geotecnia e materiais colabora com desenvolvimento social e regional há 50 anos
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
O grupo encerra o ano com 26 membros ativos, entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior, e egressos; três boletins macroeconômicos e um boletim econômico-ambiental publicados; e o recém-lançado Painel Macro, uma central interativa sobre a situação econômica do país.
Para 2021, o Gece planeja expandir análises, com foco na economia regional e local, e deve produzir o primeiro boletim de conjuntura econômica regional, buscando demonstrar a evolução da economia e a estrutura produtiva da região.
O Gece foi criado em agosto de 2017 e tem como objetivo realizar análises de conjuntura econômica no que tange os principais indicadores macroeconômicos e ambientais. Na área macroeconômica, as análises e boletins publicados são focados em nível de atividade, inflação, mercado de trabalho, economia internacional, política fiscal e monetária. Na área ambiental, são abordados temas como agricultura orgânica, agrotóxicos, biodiversidade, pesca, energia, florestas, unidades de conservação, saneamento e poluição. Mais informações sobre o trabalho do grupo podem ser acessadas no site e nos perfis do projeto no Instagram, no Facebook e no Linkedin.