Economia

Seminários promovidos pelo Gece discutiram economia global em 2020

Atividades do grupo avaliam indicadores econômicos e economia do meio ambiente

Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), o Grupo de Estudos de Conjuntura Econômica (Gece) promoveu ao longo do ano uma série de atividades de estudo e debate sobre o momento econômico nacional e internacional e a economia do meio ambiente, entre elas os seminários virtuais Macro Meeting, que estimularam amplo diálogo acerca dos principais fatos econômicos do mundo em 2020.

Notícias Relacionadas
Foram sete encontros virtuais que abordaram atividade econômica, níveis de inflação, políticas fiscais e monetárias, mercado de trabalho, temas ambientais e economia internacional. ''Os seminários virtuais foram um sucesso para o crescimento do grupo. Além disso, através de nossas redes sociais, conseguimos atingir pessoas de diferentes regiões e estados com publicações interativas sobre economia”, disse André Luis Zorzi, presidente do Gece.

O grupo encerra o ano com 26 membros ativos, entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior, e egressos; três boletins macroeconômicos e um boletim econômico-ambiental publicados; e o recém-lançado Painel Macro, uma central interativa sobre a situação econômica do país.

Para 2021, o Gece planeja expandir análises, com foco na economia regional e local, e deve produzir o primeiro boletim de conjuntura econômica regional, buscando demonstrar a evolução da economia e a estrutura produtiva da região.

O Gece foi criado em agosto de 2017 e tem como objetivo realizar análises de conjuntura econômica no que tange os principais indicadores macroeconômicos e ambientais. Na área macroeconômica, as análises e boletins publicados são focados em nível de atividade, inflação, mercado de trabalho, economia internacional, política fiscal e monetária. Na área ambiental, são abordados temas como agricultura orgânica, agrotóxicos, biodiversidade, pesca, energia, florestas, unidades de conservação, saneamento e poluição. Mais informações sobre o trabalho do grupo podem ser acessadas no site e nos perfis do projeto no Instagram, no Facebook e no Linkedin.