CIP

Rio Grande teve o 7º combustível mais caro entre 36 cidades em julho

Preço médio da gasolina comum no mês ficou entre R$ 4,74

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) da FURG divulgou o relatório sobre os preços de combustíveis nas capitais brasileiras e nas cidades gaúchas.

Notícias Relacionadas

De acordo com o relatório, sete capitais e seis cidades gaúchas apresentaram forte alinhamento de preços no mês de julho. Este alinhamento teve redução quando comparado ao mês de junho.  Nas cidades gaúchas, o alinhamento compreendia nove municípios.

No período de 21 a 27 de julho, Rio Grande apresentou o 7º maior preço médio ao consumidor (R$4,74), dentre as 36 cidades pesquisadas no Rio Grande do Sul. Entre as 10 cidades que mais registraram níveis de concorrência, Rio Grande ocupou o 8º lugar com um ICP de 2,72%.

O relatório pode ser visualizado no link abaixo.

Centro Integrado de Pesquisas

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) é um centro que desenvolve pesquisas econômicas sendo vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG e, uma de suas pesquisas em andamento é a análise da dispersão dos preços da gasolina tendo como base a coleta de preços divulgados semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo – ANP1.

O Índice Concorrencial de Preços, criado pelo CIP, é um instrumento pelo qual se pode averiguar a concorrência ou a não-concorrência entre os postos de combustíveis, de acordo com o nível de dispersão dos preços. Esse indicador mostra que para valores abaixo de 1% verifica-se a não-concorrência, caso em que os preços encontram-se fortemente alinhados. Para valores acima de 1% verifica-se um mercado competitivo. Portanto, quanto mais afastado do 1% positivamente for o ICP, melhor o desempenho nesse sentido. Na seção a seguir apresenta-se a nota metodológica sobre o cálculo do ICP. Após, tem-se os resultados e a análise do ICP para o Brasil, para o Rio Grande do Sul e para o município de Rio Grande, respectivamente.

Relatório