PESQUISA E INOVAÇÃO

Rio Grande Inaugura primeira composteira comunitária em condomínio

Projeto é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental do IO

Foto: Divulgação

 No sábado, 9,  a cidade do Rio Grande deu um grande passo em direção à sustentabilidade com a inauguração da primeira composteira comunitária em condomínio. O projeto, chamado CompostAção (Compostagem Comunitária de Resíduos Orgânicos e estratégias para Re-ciclagem), é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental do Instituto de Oceanografia, orientado pela professora Roberta Pohren.

Notícias Relacionadas
A composteira comunitária foi construída no Condomínio Solar dos Carvalhal para receber resíduos orgânicos produzidos pelos moradores. O projeto envolveu ações de sensibilização, visitas às residências e mapeamento de moradores interessados, culminando na mobilização do grupo para a sua construção.

Os condomínios são considerados um foco potencial para a promoção de ações de sustentabilidade e regeneração. O projeto incentiva o aproveitamento de material orgânico comumente descartado na maioria das residências para uso futuro como adubo. Através do uso deste composto produzido, promovem a regeneração dos solos, seja através do plantio em hortas comunitárias, ou via encontros para fortalecimento da comunidade e trocas entre pessoas interessadas em contribuir com sua saúde e a saúde planetária.

O Brasil gera aproximadamente 50% de resíduos orgânicos. Desviar essa fração orgânica dos aterros sanitários diminui em grande volume os resíduos que hoje são descartados misturados com rejeitos domésticos. Além disso, os contratos envolvidos na destinação dos resíduos urbanos têm custo altíssimo para a cidade. Atualmente, as cargas de resíduos não seletivos gerados em Rio Grande precisam ser transportadas por mais de 200 quilômetros até o município de Candiota para disposição final em aterro licenciado.

O projeto envolve oito estudantes do curso de Gestão Ambiental do IO, além de dois bolsistas, Julia Cordeiro (bolsista de pesquisa CNPq) e Mario Teixeira (bolsista de extensão Epec FURG), do Laboratório de Gerenciamento Costeiro (LabGerco).

Estagiário sob supervisão do jornalista Fernando Halal*

 

Galeria

Divulgação