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Relatório aponta queda de 0,20% no custo do cesto básico em Rio Grande no mês de outubro

Comparação do valor foi realizada a partir dos dados do mês de setembro

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) realiza estudos mensais que monitoram o custo do cesto básico na cidade do Rio Grande. No mês de outubro, houve uma pequena queda de 0,20%, passando de R$ R$1078,94 no mês anterior para R$1076,75 no atual.

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Isso significa que o custo de vida das famílias no município de Rio Grande ficou mais barato em R$2,19 para os produtos básicos de alimentação, de higiene e de limpeza. De acordo com o relatório, 25 produtos apresentaram aumento de seus preços, 23 apresentaram queda e três mantiveram seu preço inalterado.

Os produtos que apresentaram maior variação dos preços no mês foram alface com +17,75%, desinfetante com +16,71%, repolho com +11,20% e banana +10,80%. Por outro lado, os produtos que tiveram as maiores quedas na variação dos preços foram cebola -28,38%, massa de tomate -24,34%, presunto magro fatiado -15,90% e sal -15,04%.

Outra análise importante que é revelada através do comportamento dos preços dos produtos do custo do cesto básico é a contribuição de cada produto no custo do total, ou seja, o peso de cada item consumido que é o resultado da multiplicação do seu respectivo preço pela quantidade total consumida pelas famílias. Assim, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico nesse mês foram carne de frango, cigarro, gás de cozinha e arroz. Por outro lado, no sentido oposto, tivemos os produtos que mais contribuíram para a diminuição do custo do cesto. Foi o caso da carne bovina, do queijo lanche e muçarela, do shampoo e da massa de tomate.

Metodologia

O relatório apresenta a análise do custo do cesto básico, composto por 51 produtos divididos nos grupos de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha, além de cigarro e cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos.

A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete as escolhas tomadas pelas famílias.

O relatório completo está disponível no documento abaixo.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval

Relatório outubro/2021