O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), analisava mensalmente o custo do cesto básico em Rio Grande. Em decorrência da pandemia, o grupo de pesquisadores suspendeu as atividades em 2020. Retomando as análises em 2021, a equipe do CIP lançou novo relatório que aponta o custo do cesto básico para o município do Rio Grande no mês de fevereiro.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
Dos 51 produtos que compõem o cesto básico, 28 apresentaram aumento de seus preços entre fevereiro e janeiro, 22 apresentaram queda e apenas um manteve seu preço inalterado. Os produtos que apresentaram maior variação dos preços para o mês de fevereiro foram alface com +60,36%, tomate com +35,26%, cebola com +33,92% e presunto magro com +29,23%. Por outro lado, os produtos que tiveram queda na variação dos preços foram papel higiênico (-35,20%), vinagre de álcool (-28,78%), achocolatado em pó (-23,11%) e sal (-16,78%).
O relatório também apresenta análise da contribuição de cada produto no custo do total do cesto básico. Os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico em fevereiro foram carne bovina, cerveja, alface e queijo. Já no sentido oposto, os produtos que contribuíram para a diminuição do custo do cesto foram o leite longa vida, papel higiênico, arroz e carne de frango.
Metodologia
O relatório apresenta a análise do custo do cesto básico, composto por 51 produtos divididos nos grupos de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha, além de cigarro e cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos.
A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete as escolhas tomadas pelas famílias.