INOVAÇÃO

Regula HU vence primeiro Hackathon da Saúde

Participantes construíram soluções para a área de Atenção à Saúde

A proposta de um sistema informatizado que auxilie na regulação inteligente dos leitos, chamado Regula HU, foi o grande vencedor do I Hackathon da Saúde do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A final do evento, com o tema "Trilhando Caminhos da Inovação para a Saúde", aconteceu na manhã do dia 21 de outubro, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. Na ocasião, foram apresentadas oito propostas com soluções para a área de Atenção à Saúde do HU-Furg.  O evento é o primeiro deste tipo realizado na Rede Ebserh, que administra 40 hospitais universitários federais. 

Notícias Relacionadas

O trabalho da equipe vencedora consiste em um sistema informatizado, intuitivo, acessível de celulares, tabletes, notebooks ou microcomputadores, que faz a regulação inteligente de leitos, incluindo informações sobre a ocupação do leito, alta do paciente, tempo de ocupação, custos da internação, tempo de permanência, visualização informatizada do Kanban (ferramenta utilizada para sinalizar o tempo de permanência dos usuários) e necessidade de higienização do leito. O sistema emite alertas de pendências para as equipes assistenciais e permite a integração com sistemas como o AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), facilitando o acesso às informações de todos os leitos, em apenas uma tela. Entre as vantagens do "Regula HU" estão: automação de processos manuais, otimização e segurança no fluxo de comunicação, visibilidade dos processos, indicadores para a central de custos, maior qualidade na assistência ao paciente e agilidade na execução de tarefas.

O Hackathon da Saúde, iniciado no dia 18 de outubro, foi constituído de uma maratona de inovação em que 68 participantes, divididos em oito equipes, buscaram soluções para desafios da área de Atenção à Saúde do HU-Furg. A ação imersiva contou com 30 horas, totalizando quatro dias do evento. As equipes foram constituídas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados da Furg e de outras instituições de ensino, com intuito de proporcionar vivências em empreendedorismo e negócios. A atividade também contribuiu para o processo de aprendizagem de forma transversal, integrada e multidisciplinar. Para desenvolver suas soluções, as equipes utilizaram diferentes tipos de tecnologias, visando resolver os problemas pré-definidos da área de Atenção à Saúde, que foram levantados a partir de oficinas realizadas com os colaboradores do próprio Hospital. Além disso, os grupos tiveram a oportunidade de visitar o HU-Furg, vivenciando a realidade e conhecendo a rotina de trabalho dos colaboradores e pacientes.

Entre as propostas apresentadas, estiveram soluções na área de regulação de leitos, agendamento de consultas em articulação com o gestor de saúde, rastreamento de prontuários, controle de acesso e unificação de dados, acompanhamento das cirurgias em tempo real e monitoramento dos pacientes internados. Conforme o gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, os trabalhos apresentados são muito interessantes e passíveis de serem implantadas. "Iremos analisar todas as contribuições para implantar melhorias em nossa gestão, trazendo inovação e qualificação ao trabalho que realizamos", observou o gerente.

Premiação

O primeiro lugar, o grupo Massa com Brócolis, foi premiado com uma viagem a Brasília para apresentação da solução à Presidência da Ebserh; estágio remunerado na empresa Lifemed, em Pelotas, no valor entre R$ 800,00 e 1.000,00 por mês; visita a ambientes de inovação de Porto Alegre; e consultoria de seis horas com a empresa Clash Design. O segundo colocado, grupo Omega3, ganhou uma visita a ambientes de inovação de Porto Alegre; consultoria de três horas com a empresa Clash Design; e livros sobre empreendedorismo. Já o terceiro colocado, grupo SiGel, recebeu como premiação uma visita a ambientes de inovação de Porto Alegre e conversa de uma hora com a empresa Clash Design.

O evento é uma atividade integrante da Trilha Empreendedora da FURG, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata de "Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades". O Hackathon da Saúde foi realizado pela Oceantec, Innovatio e pelo Setor de Pesquisa de Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Furg. Além disso, contou com facilitação da Clash Design, parceria do Sebrae e apoio da Lifemed.