MEIO AMBIENTE

Projeto realizará monitoramento e conservação dos ambientes aquáticos no Campus Rio Grande

Ação envolve o Laboratório de Limnologia e a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental

Foto: Acervo do projeto
Equipe que realizará as ações do projeto

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) deu início ao projeto "Monitoramento e Conservação dos Ambientes Aquáticos do Campus Carreiros". A iniciativa integra pesquisa, extensão e gestão ambiental com o objetivo de acompanhar a qualidade da água, subsidiar ações de manejo e fortalecer a conservação da biodiversidade presente nos lagos do Campus Rio Grande, Unidade Carreiros.

Notícias Relacionadas

Coordenado pelo professor Cleber Palma Silva, do Laboratório de Limnologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG), o projeto conta com a participação de pesquisadores, técnicos e colaboradores da FURG, em parceria com a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga/FURG). A proposta busca ampliar o conhecimento científico sobre os ecossistemas aquáticos do campus e gerar informações estratégicas para sua conservação.

Inicialmente, as atividades serão desenvolvidas em quatro ambientes aquáticos do campus: Lago dos Biguás, Lago Polegar, Lago do Centro Esportivo e Lago das Pró-Reitorias. Nesses locais, serão realizados monitoramentos periódicos da qualidade da água, das comunidades de macrófitas aquáticas, do fitoplâncton e de invertebrados aquáticos, além da análise de nutrientes.

De acordo com o coordenador, os lagos do campus, que são Áreas de Proteção Permanente, desempenham importantes funções ecológicas e oferecem serviços ambientais relacionados à conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos, à educação e ao bem-estar da comunidade universitária. Entretanto, por serem ambientes rasos, são sensíveis ao aporte de nutrientes e a alterações ambientais que podem favorecer processos de eutrofização e o crescimento excessivo de macrófitas aquáticas flutuantes.

Além da coleta de dados em campo e das análises laboratoriais, o projeto prevê a elaboração de relatórios , que serão divulgados à comunidade por meio dos canais institucionais da Siga. Também estão previstas ações de divulgação científica e de extensão, incluindo oficinas, trilhas interpretativas, materiais educativos e atividades em diferentes mídias, aproximando a comunidade acadêmica e a sociedade das questões relacionadas à conservação dos recursos hídricos.

Os resultados obtidos deverão apoiar o planejamento de futuras estratégias de manejo ambiental, contribuindo para a manutenção da qualidade dos ecossistemas aquáticos e para a preservação da biodiversidade associada aos lagos do campus. A iniciativa também fortalecerá a integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão ambiental, princípios fundamentais da atuação da FURG. Saiba mais sobre os lagos AQUI.

*Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Portaria Secom/MCom nº 5.973, de 28 de junho de 2022, assim como também considera e respeita os demais materiais publicados até o momento acerca do regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 4 de julho a 25 de outubro de 2026, podendo ser prorrogado em caso de segundo turno.