Desenvolvido pela FURG, e financiado pelo Office of Naval Research (ONR), o Projeto Load foi recentemente aprovado e terá suas atividades iniciadas em breve. A iniciativa, que consiste na análise de longo prazo das concentrações de material particulado em suspensão que afetam áreas portuárias nos países em desenvolvimento, representa um espaço de integração interna, e, também, envolve a internacionalização da universidade, uma vez que tem coordenação da professora Elisa Helena Fernandes (IO), a participação dos Professores Glauber Gonçalves e Vitor Gervini (C3), Carlos Schettini e Osmar Möller Jr (IO), bem como pesquisadores estadunidenses da University of Maine (Juliana Távora e Emmanuel Boss), do Naval Undersea Warfare Center (NUWC) – Division Newport, da Marinha Estadunidense (Simon Freeman e Lauren Freeman) e da Marinha do Brasil.
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Resumo do projeto
Segundo informações do próprio projeto, a iniciativa justifica-se uma vez que as regiões costeiras consistem em parte significativa entre as áreas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas globais, com suscetibilidade direta a eventos meteorológicos e oceanográficos potencialmente catastróficos para os oceanos (ciclones tropicais e extratropicais) e descargas fluviais extremas. Esses eventos afetam várias questões de segurança nacional devido à ocorrência de ondas mais altas e aumento do nível do mar na costa, fortes precipitações e inundações, e condições de vento severas.
Sabendo disso e somado ao fato de que a maioria dos portos do mundo estão localizados em regiões costeiras, estes acabam por estar em posição suscetível a efeitos das mudanças climáticas, e por isso, requerem estudo científico dedicado. Enquanto ondas e ventos controlam diretamente as condições de navegabilidade e segurança, definindo assim a operação portuária, um aumento na precipitação produz graves impactos na costa e na bacia de drenagem, o que também afeta as condições de navegação devido ao aumento nas concentrações de Material Particulado em Suspensão (SPM) da descarga terrestre transportada da bacia de drenagem em direção à costa. Esse processo tende a ser reforçado em áreas de agricultura insustentável devido à erosão das margens. O aumento nas concentrações de SPM tem um efeito singular sobre as demandas de assoreamento e dragagem de portos. Portanto, entender a variabilidade de longo prazo das concentrações de SPM que afetam as áreas portuárias é uma questão de segurança nacional em todo o mundo.
Esta proposta combinará produtos de sensoriamento remoto com diferentes resoluções espaciais/temporais para entender a dinâmica do SPM em três escalas espaciais (regional - toda Lagoa dos Patos -, local - todo estuário - e micro escala - canal de acesso), com base no processamento de imagem tradicional combinado com a aplicação de modelos lineares e não lineares de mistura espectral e redes neurais para fornecer a construção de séries temporais de concentração de SPM para o período estudado a baixo custo. O caso de estudo desta proposta é o Porto do Rio Grande, localizado no estuário da Lagoa dos Patos, na parte sul do Brasil.