FURG CIÊNCIA E SOCIEDADE

Projeto de extensão do Imef fomenta conhecimento na sala de aula e destaca participação feminina na ciência

“Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” chega à 9ª edição em 2025

Foto: Fernando Halal/Secom

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sedia, no dia 21 de outubro, a 9ª edição da Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, no Campus Carreiros. O evento é o ponto culminante do projeto de extensão homônimo que integra escolas de educação básica do município, professores, estudantes universitários e a comunidade, com o objetivo de incentivar práticas investigativas, interdisciplinares e inclusivas no ensino. 

Notícias Relacionadas

Coordenado pela professora Rafaele Rodrigues de Araujo, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), a ação extensionista existe desde 2015 e acontece anualmente. Ao longo desses anos, vem estimulando a construção coletiva do conhecimento, a valorização da ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em sala de aula. A equipe da proposta é formada pelos docentes Charles dos Santos Guidotti, Tiago Dziekaniak, André Martins Alvarenga e a técnica Daiane Rattmann Magalhães Pirez, do Imef; pelas doutorandas do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) Grasiele Ruiz Silva, Joana de Moura Pasinatto e Tauana Pacheco Mesquita; e pelas graduandas Andreia Vitoria Correia de Melo (de Química) e Francislene Sampaio de Lemos (de Física). 

Destaque às mulheres na ciência
Além da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos nas escolas, a feira também fomenta debates sobre questões ambientais, étnico-raciais, de gênero e inclusão, e incentiva a participação feminina na ciência. Desde 2019, a cada edição, uma professora da FURG é homenageada pelo impacto de suas ações dentro da Universidade, cedendo seu nome ao trabalho destacado na categoria Meninas nas Ciências. A ideia é incentivar o público feminino a participar de ações nas suas escolas voltadas à disseminação do conhecimento científico. 

Em 2025, a escolhida é a professora Vânia Rodrigues de Lima. Antes disso, já foram reconhecidas as trajetórias de Maria do Carmo Galiazzi, Débora Pereira Laurino, Dinalva Aires de Sales, Joanalira Corpes Magalhães, Dione Iara Silveira Kitzmann e Sibele da Rocha Martins. 

O projeto de extensão conta com parceria da Secretaria de Município de Educação do Rio Grande (Smed) e envolve, além do Imef, o Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, por meio do projeto “Mostra SAP”, coordenado pelo professor Charles dos Santos Guidotti.

A feira é construída ao longo do ano em encontros formativos online. Os deste ano ocorreram de maio a junho e trataram dos temas Inovação, Métodos Ativos, Inclusão e Escrita. Em julho houve a live de abertura com a professora homenageada. As inscrições das escolas na IX Feira das Ciências vão até 31 de agosto e devem ser feitas através deste link. A inscrição de trabalhos será de 5 a 15 de setembro, pelo mesmo endereço virtual. Podem participar professores e estudantes da educação básica, público central do projeto, mas graduandos, pós-graduandos e a comunidade em geral também são convidados a se envolver, seja apresentando trabalhos, avaliando ou visitando a feira.

Saiba mais:
Instagram: @feiradascienciasrg
Site: feiradascienciasrg.furg.br

 

 

Galeria

“Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” chega à 9ª edição em 2025

Fernando Halal/Secom