SELEÇÃO

Proiti divulga edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Chamada é para submissão de proposta com ênfase em Cidades Inteligentes e Internet das Coisas

A Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), por meio do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) da FURG, divulga o Edital Programa TEC4B – Tecnologia para Negócios (Edital de Chamada Pública SICT nº 04/2021), promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

Notícias Relacionadas
O objetivo do edital é apoiar projetos que viabilizem o acesso e a utilização de tecnologias da informação e comunicação para a evolução e o desenvolvimento de serviços e produtos ou processos inovadores, por meio da implantação de 04 Living Labs na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), buscando aprimorar a estruturação e a gestão de um ambiente colaborativo real, que congregue recursos de infraestrutura para a prototipação, realização de provas de conceito e para testagem, com ênfase em Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT).

Público-alvo

Os projetos deverão ser apresentados por instituições de ciência e tecnologia (ICTs) atuantes no âmbito das áreas tecnológicas de informação e comunicação que congreguem recursos de infraestrutura para a prototipação, para a realização de provas de conceito e para testagem.

O projeto deve envolver a formação de parceria entre a ICT, proponente e empresas, outras ICTs e entidades da sociedade civil organizada sem fins lucrativos, serviços sociais autônomos e/ou órgãos do poder público interessados na sua execução.

O edital tem valor de R$ 4.229.288,00 (quatro milhões, duzentos e vinte e nove mil, duzentos e oitenta e oito reais), sendo destinados até R$ 1.057.322,00 (um milhão, cinquenta e sete mil e trezentos e vinte e dois reais) para cada um dos 04 projetos que forem melhor classificados.

Danúbia Espíndola relata sobre a oportunidade de uma seleção voltada para essa temática. “A implantação de espaços de experimentação, para metodologias ‘mãos na massa’ em espaços colaborativos (living labs) tratando temas de cidades inteligentes conectadas por IoT, é mais uma oportunidade que a SICT traz para conectar ICTs e empresas em prol da transformação territorial”, avalia a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação.

O diretor do Oceantec, Artur Gibbon, também destaca a importância da participação, “para nós do Oceantec é importante participar desse edital por meio dos pesquisadores da FURG, para construir um Living Labs com foco em internet das coisas e cidades inteligentes em Rio Grande, pois esse é um anseio também da comunidade, que possamos estabelecer espaços como esse de prototipação de projetos. Se formos contemplados por esse edital, poderemos trazer para o município, um desses quatro living lab que vão ser constituídos por meio dessa seleção e que irá qualificar muito a operação do parque. Nós já temos muita qualidade acadêmica nessas áreas e se pudermos ter uma estrutura física com equipamentos para aprimorar e desenvolver projetos em cima dessa tecnologia, será de muita importância para nós”.

A data para submissão das propostas é 8 de novembro. A Proiti junto com Oceantec realizará uma reunião para alinhamento de propostas no dia 13 de outubro, às 10h30. Interessados devem mandar e-mail para oceantec@furg.br até as 9h do dia 13, quando será enviado o link de acesso para reunião.

Mais informações podem ser acessadas por esse link.