O Programa de Pós-graduação em Psicologia (Nível Mestrado) poderá iniciar suas atividades até o segundo semestre de 2019. O Programa, proposto pela FURG, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
De acordo com a coordenadora do programa, Simone dos Santos Paludo, a criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e é marcada por metodologias que possibilitam interpretar, conhecer e inserir-se de forma responsável na solução dos problemas que afetam a sociedade, suas relações com o meio ambiente além de contribuir para o planejamento e execução de ações comprometidas com o desenvolvimento social e comunitário.
O novo curso tem como finalidade formar docentes, pesquisadores e gestores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia nas seguintes linhas de pesquisa:
1) Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais: Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais. Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a indivíduos, grupos e comunidades, práticas psicológicas e sociais e políticas públicas na área da assistência social, saúde, educação, dentre outras.
2) Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde: Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde.Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a processos de cuidado psicológico, intervenções e promoção da saúde ao longo do ciclo vital.
Ainda de acordo com a coordenadora do programa, a intenção é iniciar até o segundo semestre de 2019. “Esta foi a primeira vez que a Psicologia da FURG esteve apresentando uma proposta para apreciação, tendo em vista o crescimento e a consolidação do curso de graduação na FURG nos últimos 11 anos", explica. A coordenadora comenta ainda que o número de profissionais formados em Psicologia cresceu rapidamente na região. Contudo, a pós-graduação na área não se expandiu na mesma velocidade. “Embora existam Programas de Pós-graduação em Psicologia de excelência e muito bem avaliados no estado, a metade sul do Estado ainda não conta com nenhum curso stricto senso na área. Assim, o Mestrado em Psicologia é pioneiro na região”, completa.
A tramitação complementar administrativa para o mestrado já está em andamento e em março de 2019 serão divulgadas informações a respeito de datas e processo seletivo.