No desafiador contexto da pandemia, três professoras da Educação Básica do município de Rio Grande, participantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu, desenvolvem atividades interdisciplinares remotamente, promovendo o protagonismo dos estudantes.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
O texto relata reflexões e aproximações vivenciadas no grupo MoSaiCo Edu para implementação do Programa de Letramento Estatístico (LeME) nas escolas públicas onde atuam durante as aulas remotas em meio à pandemia da Covid-19.
“Fazer parte do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu - é uma aventura diária! Nele reinventamos nossa forma de trabalhar incluindo projetos de aprendizagem interdisciplinares que promoverão o aprendizado dos estudantes de forma interativa e lúdica. Além de repensar em nossas práticas cotidianas, o Mosaico nos permite navegar pelo universo acadêmico por intermédio de leituras, diálogos e produções científicas”, ressaltam as docentes.
Empolgadas com o alcance do trabalho elas dizem que, “escrever para o Newsletter do ISL Publicações, saber que as experiências que desenvolvemos em nossas escolas rio-grandinas já atingiram a Finlândia, não tem preço. É a soma do trabalho acadêmico com as práticas que circulam pelos corredores escolares, na cidade de Rio Grande, percorrendo o mundo”.
O Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu, pertence ao Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst coordenado pela professora Mauren Porciúncula, tem parceria com o Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE /FURG/CNPq e apoio da Fundação Carlos Chagas – FCC de São Paulo.