HOMENAGEM

Professora da FURG recebe voto de louvor na Câmara Municipal

Vilásia Martins desenvolve pesquisas com sustentabilidade no Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Foto: Fernando Halal/Secom

A professora e pesquisadora Vilásia Martins, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da FURG, foi agraciada com o voto de louvor pela Câmara Municipal do Rio Grande na noite da última segunda-feira, 11. A proposta foi da vereadora Professora Denise Marques, em reconhecimento ao trabalho que a docente desenvolve na área da sustentabilidade.

Notícias Relacionadas

O vice-reitor Danilo Giroldo enfatizou o trabalho da homenageada e aproveitou para destacar a importância da universidade na busca pela inovação. "É só através do conhecimento que vamos reverter a profunda desigualdade que assola nosso país", afirmou. "A universidade tem uma história de interação com o desenvolvimento territorial, e para ela este momento é de grande importância".
Em seu pronunciamento, Vilásia relembrou sua trajetória na FURG, onde concluiu seus estudos em Engenharia de Alimentos e, posteriormente, cursou mestrado e doutorado na área. "Muito em breve, o mercado de embalagens biodegradáveis e sustentáveis será bastante grande", apontou a pesquisadora.
Com a participação de outros pesquisadores, Vilásia desenvolveu um sachê solúvel: ao invés de acondicionar uma fração de produto em plástico, o sachê é feito à base de chia e dilui completamente em água. Pode ser usado, por exemplo, para acondicionar café solúvel, achocolatado, leite ou suco em pó, chás, entre outras possíveis aplicações. O desenvolvimento do sachê teve sua patente depositada em 2018. No ano passado, o trabalho foi premiado no México em uma conferência internacional sobre chia.

 

 

Galeria

Vilásia Martins desenvolve pesquisas com sustentabilidade no Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Fernando Halal/Secom