A professora e pesquisadora Vilásia Martins, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da FURG, foi agraciada com o voto de louvor pela Câmara Municipal do Rio Grande na noite da última segunda-feira, 11. A proposta foi da vereadora Professora Denise Marques, em reconhecimento ao trabalho que a docente desenvolve na área da sustentabilidade.
Imef realiza mais uma edição do Seminários de Física
Aberta votação popular da 13ª edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social
Oceantec promove Workshop de integração do RS Talentos
O vice-reitor Danilo Giroldo enfatizou o trabalho da homenageada e aproveitou para destacar a importância da universidade na busca pela inovação. "É só através do conhecimento que vamos reverter a profunda desigualdade que assola nosso país", afirmou. "A universidade tem uma história de interação com o desenvolvimento territorial, e para ela este momento é de grande importância".
Em seu pronunciamento, Vilásia relembrou sua trajetória na FURG, onde concluiu seus estudos em Engenharia de Alimentos e, posteriormente, cursou mestrado e doutorado na área. "Muito em breve, o mercado de embalagens biodegradáveis e sustentáveis será bastante grande", apontou a pesquisadora.
Com a participação de outros pesquisadores, Vilásia desenvolveu um sachê solúvel: ao invés de acondicionar uma fração de produto em plástico, o sachê é feito à base de chia e dilui completamente em água. Pode ser usado, por exemplo, para acondicionar café solúvel, achocolatado, leite ou suco em pó, chás, entre outras possíveis aplicações. O desenvolvimento do sachê teve sua patente depositada em 2018. No ano passado, o trabalho foi premiado no México em uma conferência internacional sobre chia.