A professora da Faculdade de Medicina Mirelle Saes participou do desenvolvimento do Módulo de Autoaprendizagem “Contato COVID - rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19”, em parceria com docentes do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e produzido no âmbito do Sistema UNA-SUS, tendo o financiamento do Ministério da Saúde.
                    
                        Centro Integrado de Pesquisa em Saúde Única inaugura equipamentos de última geração em identificação microbiana                    
                
                            
                    
                        Erer/FURG participa de evento regional na UFSM                    
                
                            
                    
                        Centro de Inovação em Educação Estatística aposta em ensino com criatividade, tecnologia e compromisso social                    
                
                    	
Sobre a formação
O módulo de autoaprendizagem oportuniza ao trabalhador da saúde a ampliação de seus conhecimentos sobre a história natural e o diagnóstico da covid-19, por meio do rastreamento e monitoramento dos contatos de casos, a análise de dados e divulgação dos resultados do sistema. Desta forma, qualifica a atuação na vigilância epidemiológica do vírus e contribui para melhorar o enfrentamento da pandemia.
Segundo a professora Mirelle, o material possibilita a expansão de conhecimento sobre o coronavírus e prepara os profissionais para atuar em casos da doença. “O Módulo de Autoaprendizagem "Contato COVID - rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19" têm como objetivo ampliar o conhecimento sobre a vigilância epidemiológica, qualificando os profissionais da saúde para o monitoramento, rastreio e diagnóstico precoce da doença, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus, o que levará a redução no número de novos casos ou reinfectados na sociedade”, afirma.
O rastreamento e monitoramento dos contatos de casos suspeitos ou confirmados permitem a indicação das medidas de isolamento e quarentena e o diagnóstico precoce, interrompendo a cadeia de transmissão e reduzindo o número de novos infectados.
Didática
A formação apresenta interface dinâmica, simples e intuitiva, disponível para vários dispositivos e tem carga horária de 10 horas. Para dinamizar a aprendizagem, o curso conta com vídeos, curiosidades, casos interativos, testes e bibliografias recomendadas. Disponibiliza também materiais de apoio como calculadoras, guias rápidos, fluxogramas, infográficos para subsidiar a prática profissional e material com orientação para o usuário do serviço de saúde. Entre os materiais instrumentais para a prática destaca-se a calculadora, que a partir de uma dada situação, indica o período para realização de isolamento e testes.
*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval