A professora da Faculdade de Medicina Mirelle Saes participou do desenvolvimento do Módulo de Autoaprendizagem “Contato COVID - rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19”, em parceria com docentes do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e produzido no âmbito do Sistema UNA-SUS, tendo o financiamento do Ministério da Saúde.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
Sobre a formação
O módulo de autoaprendizagem oportuniza ao trabalhador da saúde a ampliação de seus conhecimentos sobre a história natural e o diagnóstico da covid-19, por meio do rastreamento e monitoramento dos contatos de casos, a análise de dados e divulgação dos resultados do sistema. Desta forma, qualifica a atuação na vigilância epidemiológica do vírus e contribui para melhorar o enfrentamento da pandemia.
Segundo a professora Mirelle, o material possibilita a expansão de conhecimento sobre o coronavírus e prepara os profissionais para atuar em casos da doença. “O Módulo de Autoaprendizagem "Contato COVID - rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19" têm como objetivo ampliar o conhecimento sobre a vigilância epidemiológica, qualificando os profissionais da saúde para o monitoramento, rastreio e diagnóstico precoce da doença, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus, o que levará a redução no número de novos casos ou reinfectados na sociedade”, afirma.
O rastreamento e monitoramento dos contatos de casos suspeitos ou confirmados permitem a indicação das medidas de isolamento e quarentena e o diagnóstico precoce, interrompendo a cadeia de transmissão e reduzindo o número de novos infectados.
Didática
A formação apresenta interface dinâmica, simples e intuitiva, disponível para vários dispositivos e tem carga horária de 10 horas. Para dinamizar a aprendizagem, o curso conta com vídeos, curiosidades, casos interativos, testes e bibliografias recomendadas. Disponibiliza também materiais de apoio como calculadoras, guias rápidos, fluxogramas, infográficos para subsidiar a prática profissional e material com orientação para o usuário do serviço de saúde. Entre os materiais instrumentais para a prática destaca-se a calculadora, que a partir de uma dada situação, indica o período para realização de isolamento e testes.
*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval