Na noite da última quarta, 16, um prêmio recebido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi comemorado também pela FURG. A Companhia conquistou a segunda posição na categoria Utilities no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia, em parceria com a PwC. A premiação, que reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras, foi entregue em São Paulo durante o IT Forum X 2019 – O Palco da Inovação é a Tecnologia. A Corsan ainda obteve o 48º lugar entre as 100 mais inovadoras do país no uso de TI.
TriboGirls: projeto desenvolvido pela FURG e IFRS é aprovado em chamada do CNPq
FURG participa de seminário sobre papel da ciência no enfrentamento ao desastre de 2024 no RS
Professor do C3 recebe prêmio em meio ao Congresso Brasileiro de Automática
O diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, destaca a importância das parcerias para o desenvolvimento de tecnologias com as universidades, parques tecnológicos e startups, a exemplo da parceria com a FURG.
“Para nós, é fundamental a parceria com a FURG e o Oceantec, que tem dado vazão a grandes questões, e nos trazido respostas. O tripé academia-governo-setor privado tem tudo para dar certo e esse reconhecimento pela inovação é mais um motivo para seguirmos investindo na parceria com as universidades”, destaca Bordin.
Desde 2015, a FURG e a Corsan já assinaram seis convênios para o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos, que são: 1) Aumento do conhecimento quanto ao uso e ocorrência de agrotóxicos e novos contaminantes em águas destinadas ao consumo humano nas regiões sul, litoral e serra do estado do RS; 2) Estudo do processo de obtenção de coagulantes; 3) Pesquisa de monitoramento de novos contaminantes – Ecotoxicologia; 4) Desenvolvimento de sistema de tratamento para remoção de arsênio, selênio e vanádio de água subterrânea empregando fotocatálise heterogênea; 5) Aplicação da técnica de respirometria para predição do desempenho da Estação de Tratamento de Efluentese Líquidos – SITEL; 6) Estudo da dispersão de esgotos urbanos na plataforma continental do Sul do Brasil.
Esta parceria entre a FURG e a Corsan se estende também aos ambientes de empreendedorismo desta universidade, como na Innovatio e Oceantec - onde é executado o Termo de Cooperação Tecnológica “Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de análise do processo de tratamento de água”, celebrado entre a Corsan e a startup Augen, participante do processo de incubação da Innovatio.