FURG CIÊNCIA E SOCIEDADE

Prêmio de inovação é recebido pela Corsan

FURG é uma das universidades que têm convênios com a Companhia para o desenvolvimento de soluções inovadoras

Foto: Divulgação

Na noite da última quarta, 16, um prêmio recebido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi comemorado também pela FURG. A Companhia conquistou a segunda posição na categoria Utilities no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia, em parceria com a PwC. A premiação, que reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras, foi entregue em São Paulo durante o IT Forum X 2019 – O Palco da Inovação é a Tecnologia. A Corsan ainda obteve o 48º lugar entre as 100 mais inovadoras do país no uso de TI.

Notícias Relacionadas

O diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, destaca a importância das parcerias para o desenvolvimento de tecnologias com as universidades, parques tecnológicos e startups, a exemplo da parceria com a FURG.

“Para nós, é fundamental a parceria com a FURG e o Oceantec, que tem dado vazão a grandes questões, e nos trazido respostas. O tripé academia-governo-setor privado tem tudo para dar certo e esse reconhecimento pela inovação é mais um motivo para seguirmos investindo na parceria com as universidades”, destaca Bordin.

Desde 2015, a FURG e a Corsan já assinaram seis convênios para o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos, que são: 1) Aumento do conhecimento quanto ao uso e ocorrência de agrotóxicos e novos contaminantes em águas destinadas ao consumo humano nas regiões sul, litoral e serra do estado do RS; 2) Estudo do processo de obtenção de coagulantes; 3) Pesquisa de monitoramento de novos contaminantes – Ecotoxicologia; 4Desenvolvimento de sistema de tratamento para remoção de arsênio, selênio e vanádio de água subterrânea empregando fotocatálise heterogênea; 5) Aplicação da técnica de respirometria para predição do desempenho da Estação de Tratamento de Efluentese Líquidos – SITEL; 6) Estudo da dispersão de esgotos urbanos na plataforma continental do Sul do Brasil.

Esta parceria entre a FURG e a Corsan se estende também aos ambientes de empreendedorismo desta universidade, como na Innovatio e Oceantec - onde é executado o Termo de Cooperação TecnológicaPesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de análise do processo de tratamento de água”, celebrado entre a Corsan e a startup Augen, participante do processo de incubação da Innovatio.

 

 

Galeria

Secretário de Ciência e Tecnologia conhecendo o projeto da Augen

Fernando Halal/Secom