O Dicionário Eletrônico é um projeto vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da FURG que pretende reunir verbetes em torno do tema imprensa literária em língua portuguesa, reunindo material, em um primeiro momento, sobre Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. Os verbetes tratam de jornais e revistas literárias e também sobre escritores e a sua relação com os periódicos literários. O início do projeto prioriza o século XIX.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Além do professor Mauro, o projeto também é coordenado por Francisco Soares que é português, e professor visitante do PPGL/FURG. O projeto contou com o apoio financeiro da Chamada Universal do CNPq, “fomos contemplados no edital de 2018. Quanto aos verbetes, estamos no começo da recepção do material dos colaboradores, temos cerca de 20 verbetes e já estamos com um bom número de visualizações. Em breve vamos lançar um livro do projeto”, afirma Mauro.
Informações sobre o Dicionário Eletrônico, os coordenadores e links úteis podem ser acessadas pelo site.
V Colóquio de Estudos Literários
A edição deste ano do Colóquio de Estudos Literários – promovido pelo PPGL – trouxe como tema o lançamento do Dicionário Eletrônico. O evento apresentou a página do projeto, contou com mais de 100 inscritos e ocorreu - de forma remota devido à pandemia -, nos dias 6 e 7 de dezembro. Entre os palestrantes, que compartilharam contribuições ao Dicionário Eletrônico, professores da USP, da PUCRS, UNESP, Unicamp, UEFS/BA e FURG, e mais dois docentes de Portugal, da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa.
Mauro explica que, o evento e o projeto são internacionais, já que traz a interlocução com Portugal e os países africanos de língua portuguesa. O reitor Danilo Giroldo esteve na abertura, assim com a diretora do ILA, Elaine Nogueira. O evento foi gravado e está disponível na página do Youtube do PPGL .