O Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde da FURG irá realizar um Ensaio Clínico Randomizado cego no Campus Carreiros, no mês de julho. Ou seja, os pesquisadores pretendem investigar se o consumo de alimentos com agrotóxicos pode acarretar efeitos na saúde humana. Para isso, serão coletadas amostras de sangue e urina no início e término do estudo.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
De acordo com dados apresentados pelo Programa, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, atualmente mais de 600 ingredientes ativos são permitidos por lei para controle de pragas na plantação de alimentos. Assim, a exposição aos agrotóxicos por meio da dieta é uma das vias mais perigosas, pois os alimentos como as frutas e hortaliças são consumidos in natura.
A pesquisa terá duração de 21 dias, e será composta por dois grupos experimentais distribuídos aleatoriamente em: grupo convencional (consumirão apenas alimentos obtidos pelo cultivo convencional) e grupo orgânico (consumirão apenas alimentos obtidos pelo cultivo orgânico).
Durante o período do estudo serão fornecidos os alimentos (convencionais ou orgânicos) das principais refeições aos participantes: café da manhã, almoço e janta, além de dois lanches.
Os pesquisadores convidam a todos os alunos da FURG que tenham interesse de participar do projeto para contribuir com a ciência e os avanços sobre os efeitos dos agrotóxicos para saúde.
Os interessados em participar da pesquisa, devem entrar em contato com a nutricionista Júlia Penteado através do e-mail: julia-penteado@hotmail.com ou pelo telefone: (53) 98142.2616.