PESQUISA

Pesquisadores da FURG são premiados pela Fapergs

Fundação divulgou na última sexta, 18, vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020

Vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou na última sexta-feira (18), os nomes dos pesquisadores que conquistaram o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, entre os quais figuraram três pesquisadores vinculados à FURG, dois professores e um estudante de graduação. Ao todo foram recebidas 156 indicações, oriundas de instituições de pesquisa, instituições de ensino, empresas e institutos, para as 12 categorias da premiação.

Notícias Relacionadas

De acordo com informações publicadas no site da Fapergs, os pesquisadores premiados são profissionais que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente em determinadas áreas do conhecimento, pertinentes ao evento, como: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

Especialmente na ocasião, em alusão à 10ª edição do evento, a distinção reconheceu uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”, a qual teve como ganhadora a professora Silvia Silva da Costa Botelho, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG.

FURG

Ao todo, foram indicados seis pesquisadores da universidade, sendo três deles agraciados com a premiação. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, a estratégia foi estudar os termos do edital e analisar com detalhe os currículos dos potenciais candidatos para que a indicação fosse a mais qualificada possível.

Figurando na categoria ‘Pesquisador Destaque’, o professor Luiz Antonio de Almeida Pinto, é engenheiro industrial-químico e professor titular da Escola de Química e Alimentos. O docente ingressou na FURG em 1977, atuando até os dias de hoje, principalmente, nas áreas de secagem de alimentos, adsorção, aproveitamento de rejeitos, fenômenos de transporte, tratamento de efluentes e modelagem estatística.

O Prêmio de Jovem Pesquisador ficou com o estudante de Ciências Biológicas – Bacharelado, Omar Entiauspe. O discente trabalha com taxonomia e sistemática de répteis, tendo sido responsável por descrever quatro novas espécies de répteis: Apostolepis kikoi, Ophiodes enso, Chironius gouveai, e Dipsas bothropoides. “Me sinto lisonjeado de ter sido agraciado com essa premiação e gostaria de agradecer aos colegas do Laboratório de Vertebrados e especialmente ao professor Daniel Loebmann, que sempre me apoiou muito”, conclui o pesquisador.

Prêmio especial: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”

Em alusão à comemoração pela 10ª edição do prêmio Pesquisador Gaúcho, a Fapergs institui na ocasião uma categoria especial de premiação, alusiva, também, à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, a pesquisadora agraciada com este prêmio especial foi a docente do C3 e diretora da Unidade Embrapii da FURG, Silvia Silva da Costa Botelho. “Foi uma grata surpresa ter sido agraciada com o prêmio”, aponta a professora.

Para Silvia, é importante ressaltar dois aspectos relacionados à premiação e ao tema proposto pela Fapergs: “a vanguarda do tema Inteligência Artificial que hoje é encarada como a base da nova revolução social calcada na sociedade do conhecimento; e o foco na solução de problemas reais da sociedade, e mais precisamente do nosso país”, explica. A pesquisadora vem operando nos últimos 20 anos com o desenvolvimento de sistemas autônomos com base em técnicas de inteligência artificial, articulados para a solução de reais problemas brasileiros. “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho em equipe. Das centenas de estudantes que já passaram pelo Nautec, bem como dos meus brilhantes amigos, professores e técnicos do C3”, afirma Silvia.

De acordo com a docente, a FURG fez um ano bonito em 2020 em relação à pesquisa e aos avanços científicos. “Temos o prêmio do Prof. Pinto e também do Estudante Destaque, pelos excelentes trabalhos e trajetórias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de comprovar o trabalho sério e competente da FURG em nos oportunizar o desempenho daquilo que melhor sabermos fazer”, conclui.