INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisa sobre diatomáceas no ecossistema Antártico é desenvolvida na FURG

Estudo do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes foi publicado em revista internacional

Com o objetivo de avaliar o efeito das alterações climáticas nas comunidades biológicas ao redor da Península Antártica, o Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (Goal) da FURG desenvolve diversas pesquisas nessa área.

Notícias Relacionadas
Recentemente, foi publicada na revista Limnology and Oceanography, conceituado periódico internacional na área de Oceanografia, parte de uma dessas pesquisas que apontou as causas e consequências de uma atípica floração massiva de diatomáceas (grupo específico de microalgas) durante o verão austral de 2015/2016.

O artigo, liderado pelo estudante do 4º ano da graduação em Oceanologia, Raul Costa, apresenta dados inéditos sobre esse tipo de floração que, em intensidade e extensão, nunca haviam sido anteriormente reportados para a região. De acordo com o docente Carlos Rafael Mendes, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, o estudo indica que grandes florações deste tipo específico de microalgas marinhas ao redor da Península Antártica possuem um papel crucial na eficiência da bomba biológica da região, ou seja, na retirada de CO2 atmosférico para o oceano.

Intitulado “Dynamics of an intense diatom bloom in the Northern Antarctic Peninsula, February 2016”, a publicação indica uma associação destes eventos com o fenômeno climático El Niño, que se apresentou em intensidade forte durante o período do estudo, e discute ainda o papel das diatomáceas para a cadeia alimentar da região. A principal conclusão do estudo é que essas florações massivas contribuem mais para a bomba biológica do que propriamente como alimento/sustentação da biota marinha da região.

Os dados para o desenvolvimento do trabalho foram coletados no mês de fevereiro de 2016, em uma campanha oceanográfica que o Goal efetuou no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes trabalha atualmente no Proantar com dois importantes projetos: “Respostas do Ecossistema Pelágico às mudanças climáticas no Oceano Austral” (Ecopelagos) e “Processos de ventilação oceânica e ciclo do carbono no norte da Península Antártica” (Provoccar).