Uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (PPGCS/FURG) está buscando voluntários que apresentem dor no joelho, para colaborar com os estudos sobre membros inferiores, dor e funcionalidade durante tarefas como descida de degraus e aterrissagem.
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Innovatio lança Programa de Pré-Incubação 2025
iTec celebra 5º ano de atividades com planejamento a longo prazo
Podem participar pessoas fisicamente ativas, entre 18 e 40 anos, com dor no joelho durante tarefas como subir ou descer escadas, correr, agachar ou permanecer muito tempo sentadas, que não tenham realizado cirurgia na coluna ou nos membros inferiores e que não possuam limitações que impeçam a prática de atividade física vigorosa. A dor deve estar presente por pelo menos três meses. Gestantes ou mulheres que estejam no período puerpério não podem participar.
O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com o PPGCS e o curso de Educação Física da FURG. O pesquisador responsável, Rodrigo Freire Guimarães, é mestrando no PPGCS e membro do Grupo de Estudo em Neuromecânica do Esporte e do Exercício (Gene), relacionado ao curso de Educação Física e liderado pelo professor Rodrigo Rodrigues.
Será necessária apenas uma visita ao laboratório localizado no prédio da Educação Física, no Campus Carreiros, com duração aproximada de 2 horas, para a aquisição dos dados. "Para isso, serão utilizadas medidas de dinamometria, ultrassonografia e eletromiografia musculoesquelética, além de análise de cinemática em 3D, a fim de compreender como o corpo de pessoas com dor patelofemoral se comporta durante atividades dinâmicas do cotidiano", explica Guimarães.
Interessados podem se inscrever pelo formulário disponível AQUI. Mais informações serão fornecidas após a inscrição.
Confira abaixo o cartaz de divulgação.