PROPESP

Pedidos de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e da FAPERGS são unificados e simplificados

Prazo limite para as inscrições vai até o dia 5 de maio

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da FURG divulga a abertura do edital de bolsas referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq, além dos Programas de Iniciação Científica (Probic) e Tecnológica (Probiti) da FAPERGS, referentes ao período 2022-2023.

Notícias Relacionadas
Após intenso trabalho com auxílio do Centro de Gestão de Tecnologia de Informação (CGTI), da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), os pedidos de bolsas pelos docentes e técnicos da FURG e o processo de avaliação e classificação foram substancialmente simplificados. Agora, ao invés de quatro extensos editais, há apenas um edital de ambos os financiadores – CNPq e FAPERGS – além da união dos editais de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica.

Outro aspecto que reduzirá o tempo gasto pelos proponentes é que os procedimentos para pedido das bolsas serão totalmente online, sem formulários externos a serem enviados por e-mail ou inseridos no Sistema FURG, algo que também reduz as chances de erro e desclassificação das propostas. Por fim, o preenchimento das planilhas de pontuação do Currículo Lattes foi eliminado, pois as informações de extração e pontuação foram automatizadas, simplificando a inscrição, reduzindo erros e eliminando a necessidade de conferências posterior pelos avaliadores. Basta o proponente atualizar seu Currículo na Plataforma Lattes que a FURG fará a extração automática dos dados.

Outra novidade neste ano é que haverá lista única para a distribuição das bolsas de Iniciação Científica, o que deverá atender um número maior de pesquisadores. Aqueles que desejarem mais de uma quota de bolsa de Iniciação Científica deverão fazer duas inscrições, uma para cada financiador, com planos de atividades distintos para cada bolsista. A classificação para mais de uma bolsa de Iniciação Tecnológica também requer inscrições separadas e planos de atividades distintos, mas devido à menor demanda a classificação ainda ocorrerá separadamente para cada financiador.

O edital unificado está disponível no site da Propesp (aba Pesquisa > Bolsas) e também ao final desta matéria. O prazo limite para as inscrições vai até o dia 5 de maio. O prazo para início das bolsas será em setembro e há a expectativa de que um número superior a 200 bolsas sejam distribuídas.

A inscrição deverá ser feita apenas através de cadastro online no site (Bolsas).

Confira abaixo o Edital Unificado de Bolsas Pibic/CNPq, Pibic-Af, Pibiti (CNPq) e Bolsas Probic e Protibi(FAPERGS).

Edital  Unificado