EMPREENDEDORISMO

Parque Científico e Tecnológico lança programas voltados à mentoria e capacitação de empresas

Oceantec Academy e Mentoring ampliam leque de ações de olho no desenvolvimento sustentável da região

Com o mundo cada vez mais conectado, a geração e a divulgação do conhecimento têm sido feitas de forma ágil e abrangente. Cabe aos ecossistemas de inovação e universidades promoverem uma ampla gama de atividades que possam fortalecer os atores e a sociedade com informações, capacitações e conteúdo de qualidade.

Notícias Relacionadas

Assim, o Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) apresenta dois novos programas que vêm se somar ao já conhecido Oceantec Talks, que desde o início da pandemia vem apresentando ações virtuais de inovação e empreendedorismo através da troca de experiências e interação com a comunidade. Com o objetivo de agregar conhecimentos de inovação e empreendedorismo ao ecossistema, surgem o Oceantec Academy e o Oceantec Mentoring. O primeiro tem como propósito fornecer capacitações à comunidade acadêmica da FURG e da sociedade, abrindo oportunidades para a geração e a consolidação da inovação como proposta transversal de aprendizado, unindo teoria e prática. Já o Mentoring tem por finalidade contribuir para a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, auxiliando no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação regional.

"As ações desses programas se dividirão entre lives, oficinas e eventos de capacitação presenciais, entre outras", antecipa o diretor do Oceantec, Artur Gibbon. Ele explica que algumas empresas da Innovatio e do Oceantec já estão sendo recebendo mentoria através de uma parceria com a empresa Stars Aceleradora, de Santa Maria. "A ideia é que esses três programas - Talks, Academy e Mentoring - perpassem diversas ações que efetivamente executamos tanto na incubadora quanto no Parque, e também por meio de parcerias com unidades acadêmicas da FURG", complementa Gibbon.

O lançamento oficial do programa Oceantec Mentoring acontece nos próximos dias. Professores e empresários da cidade serão informados sobre o processo de inscrições e a etapa de ampliação da equipe de mentoria, a fim de subsidiar o desenvolvimento das startups incubadas. A fase de capacitação de mentores será realizada entre agosto e setembro.

Inovação e sustentabilidade
O Oceantec tem como diretrizes criar condições para a atração de novos investimentos e proporcionar o desenvolvimento de projetos locais que tenham por base o conhecimento científico e tecnológico de alto valor agregado, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável da região. O Parque constitui-se como um importante vetor de integração do conhecimento e da tecnologia com o setor produtivo, promovendo o bem-estar da sociedade.

Oceantec Talks

Oceantec Mentoring

Oceantec Academy