Uma parceria entre a Corsan e a FURG para a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas tecnológicas possibilitou o desenvolvimento de um equipamento inovador. O sistema de respirometria online, fruto da parceria, permitirá a obtenção de informações sobre a performance da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em uma escala de tempo 300 vezes menor que os procedimentos atualmente utilizados.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
A respirometria é o processo de medição e interpretação da taxa de consumo de oxigênio por unidade de tempo e de volume. Ela oferece subsídios tanto para a compreensão dos fenômenos microbiológicos desenvolvidos no interior dos tanques de aeração das estações, como para o melhor controle e racionalização dos processos.
O projeto desenvolvido por meio da parceria foi executado na Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (Sitel) no município de Triunfo. De maneira inédita, a integração das informações do respirômetro com a modelagem gráfica da bacia de aeração da Sitel, permitiu a simulação de diferentes estratégias de controle operacional, pelo uso de ferramentas avançadas de computação de alto desempenho.
O valor total investido foi de R$ 469.780,80, com recursos próprios da Corsan, contrapartida da Universidade e deduções por incentivos pela Lei do Bem. O montante foi aplicado na aquisição de equipamentos e demais itens para o desenvolvimento das atividades de pesquisa.
Ao final do projeto foram entregues dois protótipos de respirômetros online, além da definição das melhores estratégias para redução dos custos na bacia de aeração.
A figura abaixo descreve as etapas envolvidas no desenvolvimento deste projeto.