SAÚDE

Laboratório de Micologia da FURG e HU-FURG/Ebserh integram dois estudos nacionais junto à Fiocruz

Integração das instituições objetiva a implementação de testes para o diagnóstico de doenças infecciosas

Foto: Professora Melissa Xavier e a pesquisadora Rosely Oliveira

 O Laboratório de Micologia da Famed/FURG, juntamente com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), integram a equipe executora do projeto nacional “Infecções oportunistas causadas por fungos e micobactérias em pacientes com HIV/aids: Importância dos métodos rápidos no diagnóstico laboratorial da criptococose, histoplasmose e tuberculose”, inserido no Programa de pequenas subvenções da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Cinco centros nacionais estão envolvidos no desenvolvimento desse projeto coordenado pela pesquisadora Rosely Maria Zancopé Oliveira do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fiocruz. A FURG, representada pelo Laboratório de Micologia da Famed e pelo HU-FURG/Ebserh, é a única integrante oriunda do Rio Grande do Sul (RS), representando o estado no desenvolvimento desse estudo.

Notícias Relacionadas

A integração das instituições objetiva a implementação de testes para o diagnóstico de doenças infecciosas, como a histoplasmose, criptococose, pneumocistose (doenças fúngicas) e a tuberculose em pessoas que vivem com o vírus HIV e com a doença AIDS avançada, visando a uma identificação precoce dessas enfermidades para implementação de intervenções clínicas e preventivas nos pacientes acometidos. As doenças fúngicas selecionadas para implementação dos testes diagnósticos têm como base o conhecimento clínico/cientifico das enfermidades de maior incidência e causa de morbimortalidade em pacientes do grupo de risco almejado, conforme preconizado pela OMS e já previamente demonstrado pelo Laboratório de Micologia em outros estudos precursores aplicados à comunidade local do município do Rio Grande, conforme os links (DOI: artigo 1, artigo 2artigo 3). O HU-FURG/Ebserh possui um serviço de referência regional para o atendimento de pacientes que vivem com o vírus HIV, o qual atende 27 outras cidades, e especialmente Rio Grande/RS apresenta um alto número de pacientes acometidos, sendo o terceiro município brasileiro com maior número de casos segundo o índice composto do último boletim epidemiológico nacional.

 Além dessa parceria com a Fiocruz, o Laboratório de Micologia (Famed/FURG) recentemente aprovou em parceria com essa instituição de renome nacional, outro estudo intitulado “Esporotricose e Sporothrix brasiliensis no contexto "One-Health": Promoção da saúde Pesquisa e Inovações para melhoria diagnóstica e terapêutica na saúde humana e animal e para melhor compreensão do impacto da saúde ambiental” no Edital Fapergs/Fiocruz 13/2022 – Rede Saúde-RS, sendo um dentre os apenas 12 contemplados de todo o RS. Nessa parceria, a professora Melissa O. Xavier, do Laboratório de Micologia da FURG será a coordenadora da proposta que será realizada em parceria com os pesquisadores Rosely Maria Zancopé Oliveira e Rodrigo de Almeida Paes da INI-Fiocruz.

 Esse projeto aprovado dará continuidade a linha de atuação do Laboratório de Micologia (Famed/FURG) voltada para a doença esporotricose causada pelo fungo Sporothrix brasiliensis, o qual é um grave problema de saúde pública nacional, com milhares de casos descritos nas últimas décadas. A esporotricose, especialmente a transmitida pela espécie S. brasiliensis, é uma zoonose causada pela mordedura ou arranhadura de gatos infectados, caracterizada como uma micose subcutânea, ou seja que ocasiona lesões na pele após a infecção com o agente. Os gatos são as principais vítimas da doença, pois frequentemente desenvolvem formas severas da enfermidade, o que não é visto nas outras espécies acometidas, incluindo humanos. Frente a esse panorama nacional, e visto que Rio Grande/RS é uma das regiões de maior incidência para a doença nacionalmente reconhecida por tal, o Laboratório de Micologia vêm atuando há 13 anos desenvolvendo pesquisa cientifica que abordam diferentes vertentes da problemática da doença (tratamento, diagnóstico, epidemiologia), bem como atua na divulgação sobre a doença para a comunidade local, a partir de material ilustrativo e informativo e desenvolvimento de atividades junto à comunidade, englobadas no projetos de extensão “Micologia em Foco”. Estes estudos além de gerarem dados que subsidiam políticas públicas de saúde, já receberam destaques científicos com prêmios nacionais e internacionais.

Assim, o projeto aprovado para fornecimento de fomento pela agência estadual Fapergs possibilitará a extensão da atuação cientifica do Laboratório de Micologia, juntamente com o INI-Fiocruz, renomado por sua atuação na linha da esporotricose, abordando um contexto da doença no sentido de Saúde Única (One-Health), o qual almeja abordar a interface da saúde humana, com a saúde animal e ambiental em diferentes vertentes da esporotricose. Adicionalmente, o projeto possibilitará a continuidade das ações de promoção em saúde já desenvolvidas pelas instituições, as quais são essenciais para retorno as comunidades locais do conhecimento produzido intramuros universitários e também para enfrentamento da realidade nacional dessa enfermidade.

Edital Fapergs/Fiocruz