Realizado para apresentar o resultado do processo desenvolvido pelas empresas participantes do programa Startups RS, o Demoday promove aos jovens empreendedores a oportunidade de demonstrar suas ideias para uma banca de especialistas, contribuindo na preparação desses negócios para o mercado. Nesta edição, que aconteceu na última terça-feira, 28, sete startups concluíram o processo de pré-incubação e puderam expor seus projetos. O evento, resultado de uma parceria entre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio), Startups RS e Sebrae, contou com transmissão ao vivo, e pode ser revisitado clicando aqui.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
O Demoday é realizado desde 2015, e, segundo informações do Sebrae, já atendeu mais de 500 empresas no Rio Grande do Sul.
Pré-incubação
Constituindo-se em uma fase de construção e validação do modelo de negócios de uma startup, o momento de pré-incubação é uma jornada de aprimoramento e amadurecimento, tanto em recursos humanos – em relação às pessoas envolvidas no projeto -, quanto em modelo e formato de negócios. De acordo com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Aléssio Almada, o processo é voltado para a formação de equipes que pretendem criar e desenvolver empresas com modelo de negócios de base tecnológica.
Nesta edição, as sete empresas que concluíram o processo foram: App de entrega de comida na beira da praia; Composta SãoLou; Deep Pixel; Fish Life; Fruitec; Let’szommin; e Siapesq.
“Foram 30 horas de aprendizado, auxiliando os participantes na construção e validação de seus modelos de negócios. Nesse ano os participantes puderam apresentar seus pitches em outros momentos, que antecederam ao Demoday, e isso é visto como um aprendizado necessário, pois a cada apresentação os empreendedores recebem sugestões de pessoas com experiência de mercado ou tecnológica”, explicou Aléssio.
Destaques
Ao final do evento, três propostas são destacadas, recebendo premiação em incentivo: o Sebrae oferta a possibilidade de ingressas no programa Startup RS Digital; a Associação Gaúcha de Startups oferece associação gratuita por um ano; e a Innovatio propõe uma incubação direta (sem necessidade de participar do processo seletivo) e gratuidade por seis meses nas taxas de incubação.
Os destaques desta edição foram, na primeira posição, Siapesq (plataforma para auxiliar na produtividade pesqueira com sustentabilidade ambiental); na segunda posição, Deep Pixel (visão computacional aplicada a gestão preditiva de tubulações no setor industrial); e, na terceira colocação, Composta SãoLou (gestão agroecológica de resíduos orgânicos).