PATENTE

FURG registra seu primeiro desenho industrial

Procedimento foi efetuado por meio do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Na última terça-feira, 28, o Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Epitt), efetuou o registro do primeiro desenho industrial da FURG no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O trabalho encaminhado está associado a um depósito de patente realizado em 2021; a FURG possui dezenas de depósitos de patentes sendo sete concedidas com as respectivas cartas de invenção, além de marcas registradas e diversos softwares.

Notícias Relacionadas
O desenho encaminhado para o Inpi é fruto do trabalho do pesquisador Max Letzow e do aluno Ignácio Melito, ambos da Escola de Engenharia (EE); de acordo com o professor, a sua expectativa a respeito da invenção encaminhada tem o objetivo de fomentar o fazer científico. "Assim como todas as pesquisas, é preciso que o resultado fortaleça os avanços tecnológicos que visam sempre melhorar e facilitar atividades cotidianas, tornando as tarefas mais rápidas e eficientes", detalhou Max.

Para Cesar Bastos, diretor da EE, "A unidade acadêmica vê com satisfação a concretização deste primeiro registro de desenho industrial. Destacamos a grande relevância da proteção intelectual de criações do gênero, desenvolvidas pelas engenharias de nossa Universidade. Com certeza esse será o primeiro de muitos registros dessa natureza, fazendo com que a FURG receba seu merecido destaque na área”, pontuou o diretor.

Histórico

Entre 2020 e 2021, mais de mil pessoas participaram de formações na área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, organizadas pelo Epitt – cuja maioria está disponível no canal da FURG no Youtube. Entre os 16 eventos, um deles teve como tema o desenho industrial em parceria com a EE, com a palestra do avaliador Eduardo Rio do Inpi.

Segundo Luciano Ribeiro, coordenador do escritório, "os eventos contribuem diretamente para fortalecer o conhecimento sobre a área, ampliando a qualidade do que é encaminhado para a proteção e o próprio desenvolvimento de tecnologias, à medida que exige do pesquisador a busca pelo estado da técnica em bases patentárias", explicou.