Na última terça-feira, 28, o Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Epitt), efetuou o registro do primeiro desenho industrial da FURG no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O trabalho encaminhado está associado a um depósito de patente realizado em 2021; a FURG possui dezenas de depósitos de patentes sendo sete concedidas com as respectivas cartas de invenção, além de marcas registradas e diversos softwares.
FURG participa do Cobem 2025
Atendendo ao Povo das Águas leva assistência jurídica e social a comunidades pesqueiras da região
Centro Integrado de Pesquisa em Saúde Única inaugura equipamentos de última geração em identificação microbiana
Para Cesar Bastos, diretor da EE, "A unidade acadêmica vê com satisfação a concretização deste primeiro registro de desenho industrial. Destacamos a grande relevância da proteção intelectual de criações do gênero, desenvolvidas pelas engenharias de nossa Universidade. Com certeza esse será o primeiro de muitos registros dessa natureza, fazendo com que a FURG receba seu merecido destaque na área”, pontuou o diretor.
Histórico
Entre 2020 e 2021, mais de mil pessoas participaram de formações na área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, organizadas pelo Epitt – cuja maioria está disponível no canal da FURG no Youtube. Entre os 16 eventos, um deles teve como tema o desenho industrial em parceria com a EE, com a palestra do avaliador Eduardo Rio do Inpi.
Segundo Luciano Ribeiro, coordenador do escritório, "os eventos contribuem diretamente para fortalecer o conhecimento sobre a área, ampliando a qualidade do que é encaminhado para a proteção e o próprio desenvolvimento de tecnologias, à medida que exige do pesquisador a busca pelo estado da técnica em bases patentárias", explicou.