Docentes, pesquisadores e alunos da Área Interdisciplinar de Ciências Biomédicas (AICB), do Programa de Pós-graduação em Ciência da Saúde (PPGCS), da Faculdade de Medicina (Famed) da FURG integram o projeto “Estudos multidisciplinares de microbiomas em infecções respiratórias no Rio Grande do Sul: geração de ferramentas inovadoras para prognóstico epidemiologia e desenvolvimento de novos fármacos”, coordenado pela professora Marilene Henning Vainstein da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que foi um dos 14 projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) dentro do programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (RITEs).
A ciência a serviço da comunidade
Publicação internacional declara a necessidade de acelerar a pesquisa e a ação sobre captação de carbono pelo oceano por meio da intervenção humana
Propesp anuncia mais de 300 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica entre 2025 e 2026
O programa RITEs busca consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. A participação da FURG nestas redes é uma oportunidade para potencializar cientificamente os grupos de pesquisa envolvidos, especialmente quanto à capacidade de realizar estudos de metagenômica relacionados à saúde humana e prospectar novos fármacos a partir de fontes marinhas.