Uma espécie de radiografia do ecossistema de inovação gaúcho no mundo, o recém-lançado Startup Guide Rio Grande do Sul traz em suas páginas destaques para a FURG e três startups instaladas no Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da universidade. O diretor do Parque, Artur Gibbon, também foi apontado como referência na área.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Existente em 30 países, o Startup Guide surge com o objetivo de ser um guia para todos os entusiastas e atores do sistema sociocultural-econômico pensado a partir da inovação. É a primeira vez que um Startup Guide é editado na América Latina; todos os outros foram feitos em cidades, e este foi produzido em um estado. A publicação foi lançada oficialmente, em sua versão impressa, no palco do Espaço Mercopar Inovação, em Porto Alegre, no final de outubro.
Desenvolvido com o apoio do Sebrae RS através da sua marca de inovação SebraeX, o Startup Guide RS conta com um grupo seleto de 60 ecossistemas como seus protagonistas. O livro destaca o potencial gaúcho e é também o ponto zero de uma jornada para divulgar seus recursos e oportunidades em escala global.
Contando com a participação de quase 2 mil pessoas em uma votação popular, o conselho curador do guia analisou cerca de 500 projetos pré-selecionados. A lista engloba startups, fundadores, hubs de inovação e outras categorias que integram o primeiro guia focado em conectar empreendedores e investidores da América Latina. Com a relação final dos escolhidos, a etapa seguinte foi a produção do conteúdo, que ganhou versões digital e impressa, esta com 5 mil exemplares.
A FURG figura entre as instituições voltadas ao incentivo e desenvolvimento de propostas inovadoras dentro do Estado, e marca presença no guia com três startups instaladas no Oceantec: Anota AI, Augen e TerraMares. O Parque Tecnológico da universidade também foi citado como um espaço de inovação de referência.
A forte presença da universidade e seus atores enfatiza o compromisso da universidade com a inovação e o empreendedorismo. Para o diretor do Oceantec, fazer parte dessa publicação é um reconhecimento importante para a FURG. "Foi muito gratificante ver a participação da universidade como um todo nessa primeira edição, que é histórica para todos nós do movimento de inovação. Creio que somos a cidade do interior que mais apareceu no guide e isso é uma grande alegria. É uma prova de que todo esse trabalho que a gente vem executando na FURG, no que tange à inovação, à consolidação do Oceantec e de toda a sua infraestrutura e suas unidades internas, todo esse esforço fica materializado ali", afirma Artur Gibbon. "O Startup Guide será disruptivo, porque irá apresentar o RS e, de certa forma, nos vender para o mundo todo. É muito interessante ver a FURG ser conhecida, e reconhecida, por este guia", completa.
Para Moisés Borges, sócio da startup Augen, estar listado no guia "aumenta a nossa visibilidade e credibilidade e também das demais empresas participantes. Isso pode ser crucial para atrair investidores, clientes e potenciais parceiros de negócios. Além disso, o guia pode servir como uma ferramenta de marketing poderosa, ajudando as startups a se destacarem em um mercado competitivo". Para o empresário, figurar no guia de startups RS pode ajudar as empresas a se conectarem. "Isso traz oportunidades de colaboração, parcerias e networking que podem ser fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da nossa empresa. Por fim, essa iniciativa ajuda a fortalecer o ecossistema empreendedor da região, visto que possuímos três empresas listadas. Isso, por sua vez, leva a um ambiente mais vibrante e dinâmico para as startups operarem, criando um ciclo positivo de crescimento e inovação", acrescenta ele.
O guia teve seu lançamento internacional no Web Summit, em Lisboa, Portugal, há poucos dias. Mas ele já está sendo distribuído em várias partes do mundo, além de apresentar o potencial do RS e conectar empresas com uma comunidade de 50 ecossistemas de cidades como Lisboa, Londres, Barcelona e Tóquio.
Clique aqui para acessar um preview da versão digital do guia.