Recentemente a FURG recebeu um comunicado da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sobre a aprovação integral da proposta institucional encaminhada para o Edital Proinfra 2021. Intitulada “Modernização da Infraestrutura Multiusuária para o Avanço Biotecnológico e Promoção da Saúde Única no Extremo Sul do Brasil (Biosaude)”, a proposta contempla dois subprojetos: o BioProspec e o ProSaude-1, ambos voltados para aquisição de grandes equipamentos que somam cerca de R$ 5 milhões e qualificam a infraestrutura dos espaços multiusuários da instituição.
Fruto de projeto, FURG receberá R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos multiusuários
Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I conclui docagem
Propesp divulga aumento no número de bolsas e projetos de Iniciação Científica e Tecnológica contemplados para o período 2024-2025
Sobre o Projeto
O Biosaude tem como objetivo ampliar e modernizar a infraestrutura multiusuária do Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS-FURG) e do Laboratório de Biologia Molecular da Área Interdisciplinar de Ciências Biomédicas (BioMol-AICB). A aprovação da proposta permitirá consolidar, avançar e expandir a pesquisa básica, aplicada e translacional, o desenvolvimento tecnológico, a inovação, o ensino, a extensão e a conservação da biodiversidade subtropical de ecossistemas costeiros e oceânicos do sul do Brasil.
Além disso, o incentivo ao projeto fomentará a utilização dos laboratórios e equipamentos, articulado com a prospecção biotecnológica e a promoção da Saúde Única, com ênfase em vigilância e controle de patógenos causadores de doenças infectoparasitárias emergentes, reemergentes, negligenciadas, e monitoramento da resistência aos antimicrobianos no contexto ambiental, alimentar, animal e humano.
De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, os dois subprojetos preveem a aquisição de cinco equipamentos, os quais estão intrinsecamente interligados para o pleno funcionamento de cada subprojeto. Com o uso destes equipamentos pretende-se gerar dados genômicos - incluindo sequências de microrganismos patogênicos, em especial na identificação de variantes do SARS-Cov-2 e/ou de outros patógenos emergentes e reemergentes - de moléculas e imagens, e resultados que irão compor Bancos de sequências genômicas, banco de imagens, além de dados de detecção de contaminantes, patógenos e linhagens celulares.
“O Biosaude promoverá a integração e o crescimento de grupos de pesquisa para gerar novos conhecimentos de forma transversal, os quais ampliarão a produção científica, o ensino e a formação de recursos humanos qualificados, e no desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos em empresas, startups, incubadas e spin offs vinculadas à incubadora de empresas de base tecnológica (Innovatio) e ao Parque Científico e Tecnológico (OCEANTEC) da FURG”, destacou o pró-reitor.
A importância dos equipamentos
O Biomol-AICB desenvolve, avalia e executa métodos diagnósticos para doenças infectoparasitárias (DIP), genotipagem, detecção e monitoramento de patógenos bem como, nas interfaces de genética e imunologia relacionadas as DIP. A plataforma de espectrometria de massa conhecida como MALDI-TOF MS (Matrix-Assisted Laser DesorptionIonization-Time of Flight Mass Spectrometry) e o Termociclador em Tempo Real (RT-PCR) com cinco canais de filtros ampliarão a acurácia, com redução de custos e tempo para o desenvolvimento de novas plataformas diagnósticas e monitoramento de patógenos no contexto da Saúde Única.
O MALDI-TOF MS por sua vez, permite a identificação automatizada e rápida de microrganismos. Trata-se de um método analítico semi-quantitativo que analisa a estrutura e composição molecular de uma amostra desconhecida, baseada na carga de moléculas ionizadas em uma determinada amostra de colônias bacterianas. Os perfis obtidos são comparados com os dados de uma biblioteca de referência derivada de um banco de amostras previamente caracterizadas.
O RT-PCR, com tecnologia mais avançada, potencializará os estudos de genotipagem, identificação de fatores de virulência e de genes associados à resistência aos antimicrobianos, bem como os estudos de expressão gênica (hospedeiro e/ou microrganismo). Qualificará o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos com a ampliação de alvos detectados simultaneamente pela disponibilidade de um maior painel de fluoróforos. Outra importante aplicação será na otimização da rotina diagnóstica de doenças infectoparasitárias realizadas junto ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior da FURG (HU-FURG/EBSERH), o qual apresenta o Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE-Infectologia).
Ainda de acordo o pró-reitor, o CBS-FURG - recentemente inaugurado -, criará, com os equipamentos a serem adquirido com os recursos aprovados neste edital, um Banco de Germoplasma, um Banco de Dados Genômicos e um Banco de Imagens de alta resolução de modo a qualificar as coleções da FURG que estão abrigadas no Centro. Primeiramente, para que as amostras biológicas - especialmente aquelas derivadas de microrganismos -, possam ser qualificadas para o Banco de Germoplasma é necessário estabelecer o grau de pureza. Isso será possível com a aquisição do citômetro de fluxo, previsto na proposta, com grande capacidade de análise para determinar o potencial biotecnológico de um determinado tipo celular, tais como sua capacidade de armazenar óleo ou de produção de pigmentos.
O desafio do sequenciamento de genomas maiores e mais complexos tem sido superado pelo surgimento de plataformas de sequenciamento de nova geração (NGS) com tecnologia de leituras longas (long-read). Assim, a aquisição de uma dessas plataformas de sequenciamento, a qual utiliza uma estratégia de sequenciamento por "nanoporos", permitirá o fornecimento de dados genômicos de microrganismos e macrorganismos oriundos das coleções biológicas do CBS-FURG e de outras fontes. O conhecimento da biodiversidade é iniciado pela diagnose baseada em dados morfológicos e anatômicos da biota, que podem ser acessados através da observação e da captura de imagens de alta resolução. Dados deste tipo podem ser compilados em bancos de registros locais, nacionais e internacionais de informações e imagens, como o SIBBr. Assim, a plataforma de microscopia composta por microscópio e estereomicroscópio com montagem automatizada de imagens 3D, de contraste de interferência diferencial e fluorescência permitirá ao CBS-FURG criar e compartilhar um banco de imagens de alta resolução e informações das suas coleções.
“Apesar de independentes, a complementariedade de atuação entre os subprojetos Prosaude-1 e Bioprospec maximizará e otimizará o uso dos equipamentos solicitados. O Bioprospec, por exemplo, visa ampliar a infraestrutura multiusuária do CBS-FURG com a finalidade de consolidar, avançar e expandir a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, inovação, ensino, extensão e a preservação da biodiversidade subtropical de ecossistemas costeiros e oceânicos do sul do Brasil, bem como sua utilização para a prospecção biotecnológica. Já o ProSaude-1, tem a intenção de modernizar a infraestrutura multiusuária do Biomol-AICB para consolidar, avançar e expandir a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, inovação, ensino, extensão e assistência em Saúde Única, com ênfase em vigilância e controle de patógenos causadores de doenças infectoparasitárias emergentes, reemergentes, negligenciadas, e resistência aos antimicrobianos no contexto ambiental, alimentar, animal e humano”, comentou o diretor de pesquisa, Leandro Bugoni.
Para Secchi, a aprovação integral dos dois subprojetos é mais uma demonstração da qualificação contínua e consolidação das estratégias adotadas pela FURG na construção de projetos institucionais encaminhados à Finep. “Destaca-se nestas estratégias, o alinhamento das propostas ao Procem/FURG, o qual demonstra à agência de fomento que os equipamentos de caráter multiusuário são, de fato, de uso amplo e passam por procedimentos de agendamento e gestão coordenados por um comitê técnico-científico”, explicou o professor.
Sobre o Procem
O Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG (Procem) tem como objetivo normatizar a utilização compartilhada de equipamentos multiusuários cuja carga patrimonial seja lotada na Propesp. Definem-se como multiusuários aqueles equipamentos que, a critério do Comitê Gestor do Procem, sejam adequados para suportar a demanda gerada por diversos pesquisadores, bem como os equipamentos adquiridos por meio de propostas institucionais.
A Finep
Constituída enquanto empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovaçãoes do Governo Federal (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) exerce a função de secretaria executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Criado em 1969, o FNDCT é um fundo de natureza contábil e financeira que tem como objetivo fomentar financeiramente a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico no país, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social.