ALTO-MAR

Estudantes de Oceanologia embarcam para aulas no navio Ciências do Mar

Experiência prática representa atividade complementar obrigatória da graduação

Foto: Fernando Halal/Secom

O navio Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I, da frota da FURG, partiu no final da manhã de segunda-feira, 5, para uma nova viagem com acadêmicos do curso de Oceanologia da universidade. Um grupo de 12 alunos embarcou na companhia de nove professores de diferentes áreas de estudo.

Notícias Relacionadas

A diretriz nacional curricular para os cursos de graduação em Oceanografia possui como atividade complementar obrigatória o cumprimento de pelo menos 120 horas de embarque.

Assim, ao longo de uma semana, os alunos e alunas da disciplina de Instrumentação Oceanográfica terão uma vivência de mar, colocando em prática o conteúdo aprendido na sala de aula, além de trocar experiências com a tripulação da embarcação. "O objetivo da disciplina é formar recursos humanos e dar a eles e elas a oportunidade, ainda na universidade, de entrar em contato com os equipamentos que geralmente vão encontrar no mercado de trabalho", contextualiza o professor Raphael Pinotti.

O acadêmico Talles Lisboa é natural de Rio Grande e vem de uma família de pescadores da comunidade da Marambaia, na Ilha dos Marinheiros. Cursando o último semestre da graduação, ele finalmente iniciava sua primeira experiência de pesquisa oceanográfica em alto-mar. "Desde o início do curso, tive uma aproximação com a parte da estatística pesqueira, através de pesquisas voltadas a animais marinhos. Agora terei a oportunidade de manipular equipamentos físicos, geológicos, nessa experiência que vem também complementar essa demanda de carga horária do curso", explicou.

"Chegou a hora de vermos na prática tudo aquilo que acompanhamos nos 5 anos de faculdade", avaliou a aluna Karine Quintana.

"A maior expectativa do curso é a hora do embarque, a gente entra no primeiro ano já sonhando com esse momento. Veio a pandemia e cancelaram os embarques, e foi uma quebra de expectativa. Então agora (o embarque) vai ter um gostinho ainda melhor", comemorou a acadêmica Lethiele Souza.

Uma aluna da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) uniu-se ao grupo para o embarque no Porto do Rio Grande.

Laboratório em alto-mar
Construído em Fortaleza (CE), o Ciências do Mar I foi inaugurado em agosto de 2017. Possui 32m de comprimento total e 7,85m de boca e dois motores de 450 BHP de potência, podendo manter uma velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível.

A embarcação dispõe de dois laboratórios e uma gama de instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para investigar as camadas submersas do oceano e o leito marinho. É equipada com cinco guinchos e um guindaste, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. Possui camarotes com capacidade total para o pernoite de 18 alunos e professores, além de acomodações para oito tripulantes.

O Ciências do Mar I serve como laboratório para atividades acadêmicas de universidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná e faz parte de um projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC), liderado pela FURG.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Experiência prática representa atividade complementar obrigatória da graduação

Fernando Halal/Secom