Alunos da FURG conquistaram o primeiro lugar do Desafio de Robótica Petrobras, promovido na semana passada durante a Competição Brasileira de Robótica. É a segunda vez consecutiva que a equipe Hydrone, da FURG, vence o desafio, mas esse ano teve um diferencial: toda a disputa aconteceu de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Notícias Relacionadas
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
Esse ano, toda a prova foi adaptada para um simulador online. "Conseguimos reproduzir a prova para o formato virtual exatamente como ela acontece presencialmente, dessa forma os estudantes tiveram que utilizar os mesmo códigos e programação, como se tivessem com o drone em mãos" explica o coordenador do desafio, professor Tiago Nascimento, da UFPB.
"Estamos muito felizes pelo resultado. Este ano o desafio foi ainda maior, com toda a equipe trabalhando à distância por causa da pandemia, por isso é muito satisfatório conseguirmos um resultado como esse, é um reconhecimento e um orgulho pra todos nós" comemora o professor Paulo Drews, orientador da equipe Hydrone, da FURG.
Competição Brasileira de Robótica
A Competição Brasileira de Robótica (CBR) é a maior competição de robótica do Brasil, realizada pela RoboCup Brasil em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Voltada para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós graduandos, é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Esse ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todo o evento foi realizado de forma virtual, durante os dias 10 a 14 de novembro, com transmissão ao vivo pelo youtube.