INCUBADORA DE EMPRESAS

Empresa incubada pela FURG recebe premiação do Grupo Amanhã

Startup incubada na Innovatio está entre as “Top 5 da região sul do país” em ranking de inovação

Criada em 2019 com o intuito de minimizar pressões nocivas ao ambiente, a TerraMares Tecnologia Ambiental foi pré-incubada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) no mesmo ano; em 2020 passou ao nível de incubada no qual permanece até hoje. Responsável pelo desenvolvimento de soluções de base sustentável para os setores do agronegócio e de saneamento, nesta terça-feira, 18, a startup recebeu o prêmio “Top 5 da região sul do país”, de acordo com a 17ª edição do ranking Campeãs da Inovação, organizado pelo Grupo Amanhã.

Notícias Relacionadas

O evento, que aconteceu em caráter virtual devido à pandemia, iniciou às 14h, e premiou as 50 empresas mais inovadoras do sul do Brasil, além de promover um debate sobre o ecossistema de inovação no país.

A empresa e a incubação

De acordo com Luiza Costa, fundadora e diretora de operações da empresa, o processo de incubação na FURG proporcionou à startup a oportunidade de concorrer em editais de subsídio financeiro, principalmente. “O primeiro foi o Programa Centelha RS Fapeprgs, em 2019, no qual fomos contemplados em primeiro lugar. Depois desse edital vieram outros como o Programa Doutor Empreendedor Fapergs, no mesmo ano, este mais voltado à pesquisa e para profissionais com doutorado; isso ainda durante a pré-incubação”, lembra.

Em 2020, já incubada, a empresa participou de outras oportunidades possibilitadas pela união com a Innovatio, como o programa Inova-RS e Startups Agritech Sebrae, por exemplo. Atualmente, a equipe da TerraMares é formada por profissionais da área de Oceanografia e atua no mercado de biofertilizantes e biomoléculas, oferecendo serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como consultoria no setor ambiental.

De acordo com o coordenador da Innovatio, Alessio Almada, a incubação é um processo de apoio à criação e ao desenvolvimento de Startups, por meio de atividades que aprimoram o perfil empreendedor de seus sócios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de gestão do negócio. “A Innovatio, por ser uma incubadora de empresas de base tecnológica, abriga empresas com modelos de negócios inovadores. Se por um lado isso representa uma maior incerteza e risco para seu desenvolvimento, com o apoio da incubadora, os empreendedores se conectam com formações e mentorias baseadas em abordagens e metodologias específicas para esse tipo de empresa”, explica.

Segundo o professor, é esse contexto imersivo que permite aos incubados construir e validar hipóteses do modelo de negócios de forma muito mais próxima aos seus clientes, criando novas soluções e, até mesmo, novos mercados, ampliando suas chances de sucesso.

A TerraMares continua, desde 2020, como uma das empresas incubadas pela Innovatio, o que, para Luiza, oferece a possibilidade de acesso às capacitações e à estrutura da universidade, seja na realização de processos diretos ou na realização de parcerias com pesquisadores. “Além disso, existe também o aspecto de visibilidade e credibilidade por termos sido contemplado nos editais da incubadora e por estarmos de acordo com as exigências da universidade”, conclui.