O professor Paulo Drews, docente no Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Robótica (SBRobotica), cumpriu agenda em Brasília com importantes lideranças de órgãos de fomento à pesquisa, como o CNPq e a Capes.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Ele conta que a recente fundação da SBRobotica era um desejo dos pesquisadores na área em todo o Brasil, uma vez que a robótica é uma área interdisciplinar e que reúne especialistas em áreas diversas como computação e automação, mecânica e engenharias. Segundo o professor Drews, uma das primeiras ações da sociedade foi entrar em contato com os órgãos legais para anunciar sobre a nova sociedade científica que representa os interesses e que é apta a discutir assuntos específicos, como a robótica.
Para o vice-presidente, a reunião presencial com o diretor de avaliação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Antônio Gomes, foi bastante proveitosa "e um momento legal para a FURG". Entre os tópicos abordados, esteve a formação em Robótica em níveis de graduação e pós. "A FURG é hoje uma referência no Brasil nessa área, e é muito importante estar no centro das discussões da Robótica", avalia. Ele conta que a comitiva apresentou algumas demandas junto ao CNPq, tais como um espaço maior para a área de Robótica dentro do Conselho, além de discutir a possibilidade de editais específicos para a área.
As conversas resultaram em encaminhamentos produtivos, que devem trazer, em breve, novidades para a comunidade científica e tecnológica. O professor esteve acompanhado pelo presidente da SBRobotica, professor Tiago Nascimento, durante a agenda na capital federal.