INOVAÇÃO

Diretor do Oceantec é o primeiro presidente reeleito na Reginp

Criada em 2005, a associação civil sem fins lucrativos fomenta desde então o empreendedorismo inovador no estado

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 13, o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, foi reconduzido à presidência da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); na história da organização, esta é a primeira vez que um presidente é reeleito. O evento aconteceu em Porto Alegre, e, segundo Gibbon, demonstra a grande representatividade que a FURG vem conquistando nos últimos anos em relação à área da inovação e empreendedorismo.

Notícias Relacionadas
“A Reginp é muito importante para o ecossistema do estado pois é nela que estão associados os ambientes de inovação, parques tecnológicos, incubadoras de empresa e demais mecanismos correlatos”, explicou o professor. A rede lista como principal objetivo a promoção do crescimento destes mecanismos, ao mesmo tempo que fomenta a inovação e o empreendedorismo por meio de ações institucionais que incentivam a geração de renda, novos produtos, empregos e sustentabilidade econômico-financeira.

Para a FURG, de acordo com Gibbon, o momento representa a importância da voz institucional da universidade, presente junto com o presidente. “Quando eu falo, em nome da Reginp, estou trazendo, também, a FURG junto comigo; quem escuta, reconhece a universidade e identifica o Oceantec. Isso nos coloca mais ao centro de discussões e projetos, nos dando ainda mais oportunidades de cooperar e coordenar ações na área”, destacou.

Em outro aspecto, a recondução também impacta a imagem da cidade, que tão gradual quanto a universidade, vem se preparando e fomentando ações no campo da inovação e do empreendedorismo. “Rio Grande é de onde viemos, onde estamos, e assim, todos esses fatores se juntam a minha pessoa enquanto presidente da rede”, pontuou. Em janeiro, Gibbon inicia seu novo mandato, válido para o período 2022-2023.