O custo do cesto básico para o município do Rio Grande no mês de agosto apresentou um aumento em comparação com o mês de julho, passando de R$804,14 para R$817,20. Em termos percentuais o custo do cesto teve um aumento de 1,63%. Já em relação ao seu valor desde o início do ano, o custo do cesto básico está 7,50% mais caro.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
Metodologia
O Cesto Básico é composto por 51 produtos, divididos nos grupos de: alimentação; higiene; limpeza e gás de cozinha. Também fazem parte do cesto o cigarro e a cerveja. As despesas do cesto básico correspondem em média a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de 01 a 21 salários mínimos.
Em agosto, 25 deles apresentaram redução de preço enquanto 24 tiveram aumento e dois produtos não sofreram alteração. Os produtos que tiveram as maiores variações de seus preços foram a alface (26,01%), a linguiça fresca embalada (23,99%), o queijo lanche/muçarela (20,98%) e o vinagre de álcool (20,24%). Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços foram o desinfetante (-35,67%), o tomate (-31,60%), a cenoura (-30,92%) e o xampu (-26,01%).
Outra forma de acompanhar o impacto sobre o custo do cesto em nosso município são os produtos que, pelas quantidades mensais consumidas pelas famílias, apresentam um maior peso em relação ao gasto total. Em agosto, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto foram a cerveja, a carne bovina, a carne de frango e o queijo lanche/muçarela.
A pesquisa
Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site do CIP. No endereço, está disponível a série histórica do custo do cesto básico e enquetes. Também é possível entrar em contato com os integrantes e obter informações sobre outros projetos realizados pelo CIP.