Pensado para investigar a saúde mental de pais e mães adolescentes e seu impacto no desenvolvimento infantil; pesquisadores da FURG integram grupo de instituições e órgãos públicos que capitaneiam o projeto “Chance to Grow”. O estudo começou em agosto de 2023, e, entre as pautas importantes, coleta informações sobre o público-alvo com base na análise de fatores socioeconômicos, saúde mental, injustiças sociais e o desenvolvimento infantil, buscando identificar padrões e descrever como o estilo de vida influencia os cuidados na infância.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
O mapeamento de mães e pais adolescentes em Rio Grande é realizado por meio de questionários de múltipla escolha. Esses questionários abordam a adolescência dos pais, experiências de vida e a primeira infância. As respostas são registradas em tablets ou smartphones usando um aplicativo chamado REDCap. Em seguida, são agendadas entrevistas semi-estruturadas com as famílias que concordam em continuar contribuindo para a pesquisa.
A FURG é colaboradora do projeto junto à University of Nevada, Las Vegas (UNLV), nos Estados Unidos, e à Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do Núcleo de Estratégia Saúde da Família (ESF) e postos de saúde locais - UBSFs. A ação é coordenada pelas professoras Clariana Vitória Ramos de Oliveira (UNLV) e Simoní Bordignon (FURG).
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer