PARCERIA INSTITUCIONAL

Chance to Grow, conheça projeto que estuda a saúde mental de pais e mães adolescentes

Pesquisa é realizada em parceria com universidade estadunidense e Prefeitura do Rio Grande

Pensado para investigar a saúde mental de pais e mães adolescentes e seu impacto no desenvolvimento infantil; pesquisadores da FURG integram grupo de instituições e órgãos públicos que capitaneiam o projeto “Chance to Grow”. O estudo começou em agosto de 2023, e, entre as pautas importantes, coleta informações sobre o público-alvo com base na análise de fatores socioeconômicos, saúde mental, injustiças sociais e o desenvolvimento infantil, buscando identificar padrões e descrever como o estilo de vida influencia os cuidados na infância.

Notícias Relacionadas
São objetos do estudo – por parte da equipe da FURG -, a população que se enquadra na categoria de pais e mães adolescentes menores de 20 anos, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS); com filhos menores de 5 anos que estão vinculados às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) em toda a cidade do Rio Grande.

O mapeamento de mães e pais adolescentes em Rio Grande é realizado por meio de questionários de múltipla escolha. Esses questionários abordam a adolescência dos pais, experiências de vida e a primeira infância. As respostas são registradas em tablets ou smartphones usando um aplicativo chamado REDCap. Em seguida, são agendadas entrevistas semi-estruturadas com as famílias que concordam em continuar contribuindo para a pesquisa.

A FURG é colaboradora do projeto junto à University of Nevada, Las Vegas (UNLV), nos Estados Unidos, e à Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do Núcleo de Estratégia Saúde da Família (ESF) e postos de saúde locais - UBSFs. A ação é coordenada pelas professoras Clariana Vitória Ramos de Oliveira (UNLV) e Simoní Bordignon (FURG).

*Estagiário sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer