PARCERIA

Campus FURG-SAP busca parcerias com o SENAI/RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS) está com contrato aberto para criar um centro de competência em agronegócio, onde abre espaço para parcerias que irão ajudar a desenvolver este projeto, prevendo a construção de um espaço físico para que tal habilidades sejam desenvolvidas.

Notícias Relacionadas
Ao saber do interesse do Senai pela busca de um espaço físico na região metropolitana para dar início a este projeto, a FURG-SAP, através do Diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec/FURG), Arthur Gibbon, buscou a oportunidade de propor que este centro de competência em agronegócio fosse alocado em Santo Antônio da Patrulha, dentro da FURG, já que que a universidade tem espaço, cursos de graduação e pós graduação na área e ainda desenvolve ações e projetos de inovação e tecnologia através do Oceantec.

A proposta ocorreu em reunião na Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, com a presença da secretária da pasta, Simone Stülp, do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo e do representante do campus FURG-SAP, Antônio Valente, no dia 16 de janeiro, em Porto Alegre.

A apresentação foi feita por Gibbon e Valente, onde apresentaram o campus FURG-SAP, sob diversos aspectos, seus cursos de graduação e pós-graduação ofertados e a infraestrutura existente nos dois complexos de edificações. Ambos ainda destacaram o início da construção do prédio do Parque Tecnológico da FURG em Santo Antônio da Patrulha, previsto para o primeiro semestre de 2024, com verba proveniente do edital do Finep.

O diretor do Oceantec também ressaltou a importância e o potencial de Santo Antônio da Patrulha, tanto pela sua localização estratégica como pelas suas lideranças e capacidade de cumprir o que propõe. Inclusive lembrou dos ótimos resultados que o Oceantec tem tido na cidade e de que é o único local em que ele está fora de Rio Grande, já com prédio previsto para construção.

A equipe do Senai, formada pelo diretor regional, Carlos Trein, o gerente da divisão de Tecnologia e Inovação, Victor Gomes, o gestor do Instituto do Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Vitor Nardelli, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia, Bruno Trasatti demonstraram grande entusiasmo pelo campus FURG-SAP sob todos os aspectos apresentado e manifestaram interesse de parcerias futuras com o a universidade.

Ao final da reunião, ambas instituições ficaram com encaminhamento de visitas mútuas onde a comitiva do Senai irá conhecer o campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, sendo que a equipe da universidade visitará primeiro as dependências do Senai, para conhecer os projetos e trabalhos já desenvolvidos pela instituição.

Gibbon salienta que para o Oceantec é “fantástica” essa parceria com o Senai, que é um centro nacional. “Primeiro porque o Senai trabalha com a indústria, com muita inovação e tecnologias de futuro, sendo fomentadas com capacitação dentro do Senai. Então eu vejo essa aproximação com muito bons olhos, saí da reunião muito satisfeito e tenho certeza que ainda esse ano vamos começar a trabalhar juntos”, finaliza.