Entre os dias 6 e 8 de novembro, na cidade de Bento Gonçalves, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da ciência, técnicos, profissionais de empresas, profissionais da Corsan, acompanhantes e colaboradores participaram do XIV Simpósio Latino Americano de Química Analítica Ambiental (Laseac). Simultaneamente a este evento aconteceu: o IX Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAMB), o XII Avanços Recentes no Preparo de Amostras (Warpa) e o II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
O evento se caracteriza como um importante fórum para discussão dos avanços recentes nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental. O XIV Laseac é uma atividade da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (Racal) e conta com o apoio da International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC).
A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias esteve presente na mesa de abertura junto com o professor da FURG Ednei Gilberto Primel, coordenador geral do evento; Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM ; Renato Zanella, presidente da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (Racal); Felix Hernandez, representante da International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC); Cassiana Montagner Raimundo, diretora da Divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química; Fernando Mauro Lanças, coordenador do XII Avanços Recentes no Preparo de Amostras (Warpa); Jean Bordin, diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, representando o presidente da Companhia e a comissão organizadora do II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação.
Para reitora a importância do evento se dá pelo envolvimento das universidades com um tema tão caro para a sociedade como meio ambiente. “Todos sabemos que no momento vivemos uma crise energética, hídrica e ambiental em consequência de uma urbanização não planejada adequadamente, e que afeta, sem duvida, a população menos favorecida social e economicamente. E para ter avanços positivos dessas questões a pesquisa desenvolvida pelas universidades se mostra fundamental”, afirmou a Cleuza Dias.
O evento contou com uma intensa programação cientifica e cultural durante os três dias, com cerimônia e conferência de abertura, coquetel com show musical, cinco conferências plenárias, três keynotes, 21 miniconferências, 30 comunicações orais, seis palestras de empresas, mesa redonda, sessão Laseac Jovem, três sessões de pôsteres - com a apresentação de 260 trabalhos, jantar com apresentação de dança típica gaúcha, cerimônia de encerramento e premiação, segundo professor Ednei Primel, “do ponto de vista científico foram discutidos os avanços recentes em técnicas modernas de análise de fármacos, agrotóxicos, produtos de cuidado pessoal, filtro solares e metais no meio ambiente. Bem como a discussão da contaminação e poluição do meio ambiente na América Latina e no Brasil”.
O II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação, considerado um marco do evento, pois contou com a participação de pesquisadores que apresentaram seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos com a companhia, com nove palestras integrando universidades e empresa, lançamento do APP H2OJE da Corsan, visita técnica na ETA de Bento Gonçalves. Primel destacou a integração entre professores, técnicos e estudantes com os profissionais da Corsan, que puderam aprender e trocar conhecimento oriundo da acadêmica sobre os avanços que estão acontecendo na área. “Essa integração entre a Companhia e os participantes foi muito importante e positivo para todos”.
As ações de parceria entre a FURG e a Corsan iniciaram em 2015 através do Workshop Mapeando Competência e foram ampliadas com outras universidades como UFSM, UPF, UFRGS envolvendo Pesquisa e Inovação nos sistemas de tratamento de água e esgotamento sanitário.
Esse foi o maior Laseac já organizado tanto em número de participantes, com 480 inscritos, quanto na qualidade dos trabalhos apresentados “isso se deve a todos os congressistas que participaram e também a Fapergs, Corsan e demais patrocinadores que proporcionaram a realização do evento”, ressaltou Primel.
O Laseac vem sendo organizado desde 1999 com o suporte da Racal e da IAEAC e já aconteceu no Chile, Colômbia, Equador, México, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Cuba, Panamá e Honduras.