COOPERAÇÃO

Secretário de Relações Internacionais da FURG participa de evento na Índia

Conferência Internacional viabilizará possíveis contatos e novas cooperações para a FURG

O programa de gerenciamento de zonas costeiras e marinhas está organizando a Conferência Internacional sobre Gestão Integrada de Zonas Costeiras: Lições Aprendidas e Relevância para a Índia.  Por meio da coordenação científica do evento, o Secretário de Relações Internacionais da FURG e pesquisador do Instituto de Oceanografia, Milton Asmus, foi convidado para representar o Brasil durante a conferência, que acontece em Chennai, na Índia, dos dias 9 a 11 de julho.

Notícias Relacionadas

O evento conta com a presença de representantes de diversas nações que, principalmente, possuem sistemas federativos, como exemplo: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, Japão e União Europeia. Dessa forma, o intuito dessa iniciativa é tratar da cooperação internacional entre os países, abordando sustentabilidade financeira, desenvolvimento de capacidade e experiências em sistemas federais complexos para que, assim, a Conferência Internacional possa propor questões e opções relevantes, além de desenvolver políticas de gerenciamento costeiro para a Índia.

No primeiro dia do evento, as palestras se concentraram na apresentação das experiências da Índia e dos países da América, Ásia e Europa sobre o tema. O segundo dia teve como objetivo debater as implicações de experiências internacionais sobre o programa de gerenciamento de zonas costeiras e marinhas para a governança federal, estadual e local na Índia. Por fim, no terceiro dia, a discussão se contemplará no melhoramento das modalidades institucionais e de investimento para fortalecer a Gestão Integrada da Zona Costeira no país sede.

De acordo com o Secretário, a representatividade da FURG no evento internacional mostra o desenvolvimento de um núcleo de excelência na questão de gerenciamento costeiro pela instituição. Esse que se caracteriza por programas de mestrado que seguem tal linha de pesquisa, por um laboratório de gerenciamento costeiro do Instituto de Oceanografia e a existência de grupos de professores que trabalham com o tema.  O evento possibilitará o estabelecimento de contatos e possíveis cooperações, tanto com as universidades do país sede, quanto com os países participantes da conferência.