Na tarde de quarta-feira, 16, a Secretaria de Relações Internacionais da FURG realizou um evento de confraternização com estudantes estrangeiros da universidade, na Sala do Estuário do Cidec-Sul. A atividade reuniu alunos de diversos países, que trouxeram bandeiras, pratos típicos e compartilharam experiências e culturas.
3ª Edição da Semana da África promove a celebração da diversidade cultural dos países africanos
Coletivo de Estudantes Africanos da FURG realiza a 3ª Edição da Semana da África
FURG participa de reunião de delegados assessores da AUGM nesta quinta, 24
A coordenadora de Mobilidade Acadêmica, Nicole Feijó, deu início à programação, dando boas-vindas aos novos alunos que chegaram à FURG no primeiro semestre de 2025. Em sua fala, ela destacou que a universidade será a casa deles nos próximos semestres e reforçou a disponibilidade da Reinter para acolhê-los em qualquer situação que possam enfrentar.
Com a presença dos tutores acadêmicos, o evento também marcou o lançamento oficial do Projeto Amigo Internacional, uma iniciativa de apadrinhamento de intercambistas criada pela Reinter para promover a integração e o apoio aos estudantes internacionais.
O evento também contou com as participações do secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer e do vice-reitor da FURG, Ednei Primel, que esteve presente para recepcionar os estudantes e falar sobre a universidade, a cidade de Rio Grande e a cultura local.
A coordenadora geral do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras, Eliane Misiak, apresentou aos estudantes a oportunidade do curso de português para estrangeiros, enfatizando a importância da aprendizagem do idioma para a melhor integração acadêmica e social.
Após a abertura do evento, a coordenadora de Mobilidade e o assistente administrativo da Reinter Mauricio Terra organizaram apresentações culturais que os próprios estudantes estrangeiros prepararam. Alunos de Cuba, Colômbia, Guiné-Bissau, Haiti, Moçambique e Argentina compartilharam um pouco de suas tradições e histórias com os demais participantes.
Nicole Feijó afirma que o evento de acolhida para estrangeiros é uma tradição da Reinter, organizado semestralmente. “É de muita importância para a Reinter conhecer os novos alunos, confraternizar com eles, mas é ainda mais importante para os alunos, que estão tão longe de casa, terem um momento de acolhida, de recepção, de saberem que estão amparados pela universidade durante todo o período que estiverem aqui”, enfatiza.
A coordenadora ainda ressaltou o impacto positivo desses encontros na equipe da secretaria. “A troca cultural fortalece e renova o trabalho da Reinter, que se reinventa a cada novo grupo de alunos que chega na FURG, e é uma satisfação poder compartilhar esses momentos na universidade”.
O evento encerrou com um momento de confraternização entre estudantes, tutores do Projeto Amigo Internacional e a equipe da Reinter.