PPGCS

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde titula doutor argentino a partir do PCI internacional com a UCSF

Defesa de doutorado é primeira do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior

Foto: PPGCS/FURG

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, o médico Emílio Ricardo Romano defendeu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da FURG. Trata-se da defesa de doutorado de número 121 do PPGCS, mas a primeira do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) com a Universidad Católica de Santa Fe, na Argentina. O título da tese de Emílio foi "Sala de aula invertida versus aprendizagem presencial levada à virtualidade" e foi orientada pelo professor Edison Luiz Devos Barlem da Escola de Enfermagem. Além do orientador, a banca foi composta pelas professoras Diana Cecagno (UFPel), Lisa Antunes Carvalho (UCPel) e Daniela Fernandes Ramos (FURG).

Notícias Relacionadas
A tese abordou a implementação de metodologias de sala de aula invertida no curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Católica de Santa Fe (UCSF), em pleno período da pandemia. O objetivo da tese foi documentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante o processo de ensino e aprendizagem e avaliar seu impacto na qualidade educacional, na participação dos alunos e no desempenho acadêmico. Os resultados demonstraram uma percepção positiva da metodologia, destacando sua capacidade de promover uma participação ativa e uma aprendizagem mais significativa. No entanto, também foram identificados desafios, como o acesso desigual à Internet e a carga adicional de trabalho para os professores. Fazendo um paralelo com a realidade brasileira, o orientador, Prof. Edison Barlem, afirma que os achados demonstram que embora a sala de aula invertida apresente vantagens significativas, é fundamental reconhecer e enfrentar os desafios de implementação das tecnologias digitais no ensino, fornecendo o suporte necessário para otimizar sua implementação e maximizar os benefícios formativos e educacionais.

Emílio é o primeiro doutor titulado de uma turma de oito argentinos que ingressou em agosto de 2022 no PPPGCS por meio do convênio entre as universidades firmado por meio do PCI Internacional da Capes. Apesar do início da turma ter acontecido em 2022, o vínculo entre o PPGCS e a UCSF iniciou em 2019 com a formalização do convênio entre instituições que foi coordenado pela professora Aline Neutzling Brum (na época professora visitante da FURG e hoje docente da Unipampa), pelo professor Flavio Manoel Rodrigues da Silva Júnior (coordenador do PPGCS naquele momento) e pelo professor Guillermo Kerz, vice reitor da UCSF.

A intenção inicial para a turma de doutorandos e doutorandas da Argentina seria a realização de algumas disciplinas em formato presencial em Santa Fé, mas a Pandemia da Covid-19 adiou os planos de início da turma. Durante o período da pandemia, os discentes argentinos cursaram disciplinas do PPGCS como alunos especiais e após ingressarem oficialmente em 2022 tiveram a equivalência de seus créditos já cursados. O formato remoto das disciplinas ofertadas em PCI no âmbito da FURG está amparado na Instrução Normativa Propsp/FURG Nº 3, de 22 de julho de 2022, que dispõe sobre a regulamentação das atividades acadêmicas remotas pelos programas de pós-graduação stricto e lato sensu de modalidade presencial.

Os demais doutorandos têm até 18 meses para concluírem o curso de doutorado e após a finalização de todos os discentes, ficou acordado em reunião com a coordenação do PPGCS que aconteceu em julho de 2024 que uma comitiva da FURG irá até Santa Fé realizar uma colação de grau simbólica dos novos doutores e doutoras argentinos. A titulação de Emílio Romano representa um marco significativo para o PPGCS e para a FURG, consolidando os frutos da cooperação internacional entre a FURG e a Universidad Católica de Santa Fe e um importante momento para a internacionalização da FURG.