Durante o congresso da Associação Internacional para Sistemas Fuzzy (IFSA) 2023, que acontece este mês no Centro de Convenções Exco, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul, foi eleita a nova diretoria da IFSA.
Cursos de Química da FURG recebem acreditação da American Chemical Society
Estudante do Campus SVP recebe menção honrosa na 32ª Jornada de Jovens investigadores da AUGM
Acadêmicos da FURG são selecionados para representar a universidade na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM
Para a presidência da associação, foi eleito o professor Humberto Bustince, da UPNA (Espanha). O docente é atualmente um dos pesquisadores mais influentes da área, e esta eleição mostra o reconhecimento dos pares de sua importância. O professor tem uma cooperação intensa com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, em particular com a FURG por meio do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGComp) e do Centro de Ciências Computacionais (C3), além de ter orientado alunos de doutorado e supervisionado pós-doutorados de pesquisadores brasileiros, como Tiago Asmus, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e Giancarlo Lucca, do C3.
A professora Graçaliz Dimuro, do PPGComp/C3, faz parte da chapa desta diretoria, com a pasta da secretaria, colaborando para a internacionalização do programa, da unidade e da universidade.
O que é a lógica fuzzy
Também conhecida como lógica difusa, a lógica fuzzy trata de uma abordagem a um processo variável tecnológico que permite que mais de um valor possível e verdadeiro seja processado na mesma variável. O estudo usa da lógica matemática para presumir soluções e resolução de problemas, mesmo com a imprecisão de dados e informações, mas que permite a obtenção de conclusões precisas.
O sistema fuzzy busca imitar a forma como o ser humano analisa problemas e toma decisões, de uma forma que confie em valores vagos ou imprecisos, ao invés de verdade ou falsidade absoluta. Assim, essa técnica da área de inteligência computacional permite a representação de situações do mundo real - focando ainda em alternativas de codificação de softwares que representem algoritmos mais próximos da forma como funciona o raciocínio humano.