INTERNACIONALIZAÇÃO

O que é a Reinter e o que ela fez em 2018?

Conheça o setor da universidade especializado em assuntos internacionais e quais foram as suas atividades em 2018

Antes de qualquer espécie de recapitulação, é sempre importante entender sobre o que – ou quem - estamos falando. Neste caso, nos referimos à Secretaria de Relações Internacionais da FURG, mais conhecida como Reinter. Institucionalizada em 2014, a secretaria tem por objetivo centralizar, apurar e resolver diversos assuntos relacionados aos trâmites e parcerias internacionais, tal como acordos de cooperação, assuntos de mobilidade acadêmica e administração e participação em grupos internacionais.

Notícias Relacionadas

Com a Política e o Plano de Internacionalização da universidade aprovados ainda no começo de 2018, assim, as ações da Reinter para o período em questão foram pensadas e colocadas em prática visando o cumprimento das determinações, metas e objetivos nela contidos, que, em suma, representam o fortalecimento da inserção e da visibilidade internacional da FURG. Desta forma, é possível ampliar as oportunidades no estabelecimento de parcerias, assim como também aumenta-se a atração de estudantes, técnicos, pesquisadores e docentes estrangeiros.

Grupos de cooperação internacional

Para além das ações de pesquisa e pós-graduação, a Reinter dedica-se, em especial, às ações de suporte à graduação, consolidando a participação da FURG nos vários programas institucionalizados de mobilidade acadêmica, como o Bramex (Brasil-México) e Bracol (Brasil-Colômbia), junto ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e alinhando a sua inclusão no Programa Escala da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), contribuindo para a busca da excelência em seus cursos de graduação e pós-graduação, aumentando também, como supracitado, sua visibilidade científico-acadêmica e a inserção internacional, expandindo seus intercâmbios e fortalecendo sua imagem como instituição.

Com relação à presença da FURG em organismos internacionais de cooperação institucional, podemos destacar as atividades do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e da Associação Grupo Montevidéu de Universidades (AUGM), do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES) e da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). Atualmente, a secretaria busca intensificar a participação da universidade no Grupo Tordesillas e, especialmente, incluir a FURG na Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação (AUIP), que auxiliará sua inserção regional, nacional e global, expandindo parcerias com instituições estrangeiras, reforçando, especificamente, as ações de seus programas de pós-graduação.

Mas o que foi feito para atingir estes objetivos?

Em ordem de aumentar sua participação e influência nos diversos grupos de cooperação que participa e dos quais visa participar, é preciso que a universidade se faça presente em reuniões e encontros que acontecem em solo nacional e internacional, não apenas para realizar ações diplomáticas, mas, também, para divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidas na FURG. Desta forma, nos dias 24 e 25 de janeiro a universidade se fez presente na reunião da Rede Ibermar (Rede Iberoamericana para Manejo Costeiro), pertencente à Rede AUIP (Associação Universitária Iberoamericana de Pós-graduação), para discutir a inserção da FURG na mesma. Ainda na oportunidade, deu-se uma reunião com o Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Lincoln Fernandes, acerca do Projeto Erasmus, em Florianópolis/SC.

Em fevereiro, a Reinter participou do Workshop“Planejamento Estratégico de Internacionalização na Universidade Brasileira”, ministrado pela Capes em Brasília. E, em abril, a secretaria representou a universidade em dois eventos: A Reunião do Grupo de Delegados e Assessores da AUGM, realizada em São Paulo nos dias 12 e 13; e, a Faubai 2018 Conference – Internationalization and Research: Challenges and Strategies, realizado no Rio de Janeiro de 14 a 18. O último evento nacional de 2018 no qual estiveram presentes membros da Reinter foi a Convocação para reunião do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), realizada em 29 de novembro, na sede da Andifes, em Brasília.

Atividades internacionais

Com o mesmo propósito das atividades nacionais, a FURG – através da Reinter – mantém o compromisso de fazer-se presente em eventos importantes, visando a participação efetiva em grupos de cooperação internacional, fortalecendo a imagem da universidade como instituição, assim, despertando maior interesse da comunidade acadêmica estrangeira. Em 2018, a secretaria representou a Furg nos seguintes encontros:

  • Convocatoria para seminario del Proyecto Erasmus + RIESAL, concomitantemente con la realización de la XXI edición de Catedra Europa”, a convite da AUGM, de 12 a 16 de março, realizada na cidade de Barranquilla, Colômbia.

 Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe 2018 - CRES 2018, realizada em Córdoba, Argentina, de 11 a 15 de junho.

  • "Staff Training Week - Internationalisation of Higher Education Institutions”, no marco do convênio Coimbra-AUGM, realizado na Universidade de Coimbra, de 09 a 13 de julho, em Coimbra, Portugal.

 Visita à Universidade Pública de Navarra, a convite para prospectar futuras oportunidades de cooperação entre ambas as instituições, considerando o número cada vez maior de estudantes e pesquisadores recebidos naquela universidade, no dia 16 de julho, em Pamplona, Espanha.

  • XI Assembleia Geral e X Seminário Internacional do GCUB, de 24 a 27 de setembro, realizado em Budapeste, Hungria.
  • “Reunión del Grupo de Delegados Asesores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)”, nos dias 16 e 17 de outubro, realizado em San Luis, Argentina.

 Acompanhar a Magnífica Reitora no "XIX Encuentro de Rectores del Grupo Tordesillas" e "I Encuentro de Colegios Doctorales del Grupo Tordesillas", realizado na Universidade de Granada, de 11 a 13 de novembro, em Granada, Espanha.

 Representar a FURG nas Jornadas de Colaboração Interuniversitária UCA-FURG e palestrar no "Simposio Conmemoración 10 años Ibermar", de 19 a 23 novembro, realizado em Cadiz, Espanha.

 Acordos internacionais assinados em 2018

A assinatura de novos acordos de cooperação é um grande passo para a comunidade acadêmica – de ambos países -, uma vez que, com este documento devidamente validado, ambas instituições podem realizar uma extensa gama de atividades em conjunto, desde a troca de estudantes até projetos de pesquisa em conjunto. No ano de 2018, a FURG concluiu um total de 19 acordos, incluindo renovações e novas parcerias com academias dos mais diversos países do globo.

A primeira parceria do ano em questão foi firmada com o Shirshov Institute of Oceanology, Russian Academy of Sciences (Academia Russa de Ciências) – Sioras, da Rússia. Em seguida, a universidade firmou acordos com:

  • Ministério da Educação e Cultura do Uruguai - Uruguai
  • Instituto Tecnológico Superior de Libres - México
  • Universidade Paris Nanterre - França
  • Universidade de Rennes 1 - França
  • Pontifícia Universidad Católica de Valparaiso - Chile
  • Universidade Paris-Diderot Paris - França
  • Alfred Wegner Institute, Helmholz Center for Polar and Marine Research (AWI) - Alemanha
  • Universidade Óscar Ribas (UÓR) - Angola
  • Universidade de Santiago de Compostela - Espanha
  • Universidade de Génova - Itália
  • Universitat Politècnica de València - Espanha
  • Concordia University of Edmonton - Canadá
  • Universidade Francisco de Paula Santander - Colômbia
  • Universidade de Cádiz - Espanha
  • Universidad Autónoma de Campeche - México
  • University of East Anglia (UEA) - Reino Unido
  • Hochschule Bremerhaven, University of Applied Sciences - Alemanha
  • Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas - Cuba

Números da mobilidade acadêmica internacional em 2018

A mobilidade acadêmica representa um tipo de intercâmbio referente a comunidade acadêmica em geral, seja para com alunos, técnicos, professores ou pesquisadores. Nesta modalidade, o acadêmico vinculado à universidade é enviado para uma segunda instituição de ensino superior com acordo de cooperação estabelecido ou, ainda, que divida participação com um mesmo grupo de cooperação internacional que a FURG.

Segundo a tabela a seguir, é possível notar que a mobilidade acadêmica, em 2018, aplicou-se exclusivamente nos programas Bracol, Bramex e Santander. Desta forma, no primeiro semestre do ano, universidades colombianas enviaram três estudantes para a FURG, ao passo que a universidade enviou quatro acadêmicos para universidades colombianas. Já o Bramex, por sua vez, não foi responsável pelo envio ou recebimento de estudantes, assim como o programa Santander.

Já no segundo semestre, o Bracol foi responsável pelo envio de um estudante, ao passo que a FURG recebeu, novamente, quatro acadêmicos. O Bramex manteve-se inativo, no entanto, o programa Santander proporcionou a vida de cinco estudantes internacionais.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 2018

BRACOL

BRAMEX

SANTANDER

incoming

outgoing

incoming

outgoing

incoming

outgoing

1º semestre

3

4

-

-

-

-

2º semestre

1

4

-

-

-

5

 

Como encontrar a Reinter?

A secretaria está situada no andar térreo do prédio da Reitoria, seus profissionais estão disponíveis das 9h às 12h e das 14h às 18h para dialogar acerca de ações colaborativas entre a universidade e demais instituições de ensino e de pesquisa no exterior, bem como a respeito de oportunidades de mobilidade acadêmica, intercâmbios e demais tópicos internacionais.