REINTER

I Workshop do Projeto Institucional de Internacionalização da FURG acontece em setembro

Evento virtual é aberto a toda a comunidade acadêmica; inscrições já estão abertas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) realizam, nos dias 1º e 2 de setembro, o I Workshop do Projeto Institucional de Internacionalização - Capes/PrInt - FURG.

Notícias Relacionadas

O evento será realizado pela plataforma Zoom e é aberto a toda a comunidade acadêmica, tendo como público principal docentes e discentes dos programas de pós-graduação da universidade. Para participar, basta realizar a inscrição aqui. O link de acesso será enviado 24 horas antes do início do Workshop, para o e-mail indicado no registro.

O Workshop acontece no formato virtual, predominantemente em inglês, e a sessão de abertura contará com a presença do reitor Danilo Giroldo, da diretora de Relações Internacionais da Capes, Lívia Palli Palumbo, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e gestor do PII-PrInt/FURG, Eduardo Secchi, e do secretário de Relações Internacionais, Milton Asmus.

A realização do evento marca a metade do período de execução do Projeto Institucional de Internacionalização Capes/PrInt - FURG (PII- PrInt/FURG), iniciado em novembro de 2018, cujo objetivo é fomentar a construção, implementação e consolidação de ações estratégicas de internacionalização na instituição.

O tema do PII- PrInt/FURG, "Sustentabilidade em Ecossistemas Costeiros e Oceânicos: Cluster de Excelência no Extremo Sul do Brasil", alinha-se a temas contemporâneos e de relevância globais.
Seus objetivos principais são identificar, mapear, quantificar e monitorar a bio e geodiversidade dos oceanos e suas zonas costeiras, com foco especial no Atlântico Sul; investigar o potencial dos recursos vivos marinhos provenientes da pesca e da aquicultura como fonte sustentável de alimentos de qualidade para a crescente população humana; avaliar os efeitos das alterações climáticas globais nos oceanos e suas consequências para os ecossistemas e sociedade; e diagnosticar e prospectar formas de prevenção e de controle de enfermidades e agravos que acometem a saúde humana em um ecossistema costeiro.

O Workshop também terá apresentações de professores, doutorandos e egressos da FURG que foram beneficiários das ações de mobilidade disponibilizadas pela Capes, como de professor visitante no exterior, missões de trabalho e de doutorado sanduíche no exterior.

Como destaque, o evento terá três convidados internacionais que são parceiros no desenvolvimento de pesquisas e de inovação tecnológica e consequente captação de recursos financeiros e formação qualificada de recursos humanos. São eles: Martin Visbeck, da Geomar Helmholtz Center for Ocean Research Kiel and Kiel University, Alemanha (palestra "Ocean Sustainability & Climate Change: An ocean full of opportunities for change"), Kyle Rohde, da Universidade Central da Florida, EUA (palestra "Nature-Inspired Strategies for TB Detection and Drug Discovery") e João Varela, da Universidade do Algarve, Portugal (palestra "Microalgae as Food Source").

A programação do evento poderá ser acessada no site.