RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Grupo Tordesillas oferece bolsa de curta duração para docentes na Espanha

Oportunidade é direcionada a professores da FURG visando a aprimorar a formação em nível internacional

 O Grupo Tordesillas, em parceria com a Fundación Carolina, está com inscrições abertas para o programa de bolsas de curta duração na Espanha. O principal objetivo é facilitar e completar a formação de pós-doutorado de professores de universidades brasileiras e membros do Grupo Tordesillas, caso em que a FURG coopera. As inscrições estão abertas até o dia 5 de abril de 2021.

 

Notícias Relacionadas

A bolsa

O programa oferece bolsas com duração de no máximo três meses e, ao todo, são 10 bolsas disponibilizadas para o ano acadêmico 2021/2022 com período de realização possível entre 1º de setembro de 2021 até 31 de julho de 2022. A bolsa oferece uma passagem de ida e volta em classe econômica, seguro saúde não farmacêutico e um auxílio financeiro no valor de 1.200 euros mensais para alojamento e alimentação. O interessado poderá escolher realizar a sua mobilidade em uma das instituições membros do Grupo Tordesillas, a lista pode ser conferida neste link.

Requisitos

Para ser um candidato elegível, é necessário:

- ter a nacionalidade de país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações;
- estar em posse do doutorado;
- ser professor da FURG - integrante do Grupo Tordesilhas - com certificado de compromisso ao retorno institucional, uma vez finalizada a estada;
- atender aos requisitos de excelência curricular e experiência profissional;
- cumprir os requisitos legais ou contratuais estabelecidos pelo Grupo Tordesilhas e pela Fundação Carolina. Tendo obtido previamente o convite da universidade espanhola que faz parte do Grupo Tordesilhas, na qual irá desenvolver a pesquisa;
- ser avaliado positivamente que a candidatura seja colaborativa com uma das Faculdades de Doutoramento de Tordesilhas;
- não ser residente na Espanha.

Inscrição

Para se inscrever, primeiramente, o interessado deve submeter alguns documentos ao endereço de e-mail do Grupo Tordesillas e, posteriormente, assim que confirmada a inscrição pela rede, a Fundación Carolina indicará através do correio eletrônico o procedimento para completar a solicitação on-line de inscrição. A documentação deve ser encaminhada ao endereço de e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es, com copia para o endereço reinter@furg.br.

Dessa maneira, devem ser enviados: nome e sobrenome do candidato à bolsa, e-mail; cópia escaneada do documento de identidade (passaporte), cópia escaneada do Título de Doutor(a), nome da universidade em que trabalha como docente, cópia escaneada do documento que certifique que é professor da universidade membro (FURG), Universidade espanhola em que deseja realizar a mobilidade, juntamente com a carta de aceitação da instituição, na qual conste o número de meses de permanência. As inscrições podem ser encaminhadas ao Grupo Tordesillas até o dia 5 de abril de 2021.
Essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição. Para mais informações, acesse o edital da oportunidade (disponível aqui).