OPORTUNIDADE

FURG seleciona estudantes de graduação para Programa de Mobilidade Virtual

Objetivo é contribuir para a internacionalização do ensino superior na América do Sul

 

A FURG, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), está selecionando estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que desejam desenvolver um semestre acadêmico de maneira virtual em instituições internacionais que fazem parte da Associación de Universidades Grupo Montevideo ( AUGM). Os estudantes interessados em participar, poderão realizar a mobilidade virtual em no máximo duas disciplinas e em até duas universidades de destino, desde que seja de outro país que não o da universidade de origem. A participação não criará qualquer obstáculo ou impedimento para continuar as atividades acadêmicas na universidade de origem. Ao final da experiência, a universidade de destino deve emitir um Certificado de Estudos ao estudante de mobilidade.

Notícias Relacionadas


A AUGM, que tem a FURG entre seus membros oficiais, lançou o Piloto de Mobilidade Virtual para estudantes de graduação com o objetivo é contribuir para a internacionalização do ensino superior na América do Sul, bem como promover um espaço para fortalecimento de competências acadêmicas e culturais através da experiência digital durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), a qual impossibilitou as mobilidades acadêmicas de forma presencial.

Universidades de destino


Para conferir as instituições de destino participantes, bem como as suas ofertas acadêmicas e seus respectivos números de vagas, clique aqui.

Requisitos

Para ser um candidato elegível, é necessário estar regularmente matriculado em um curso de graduação na FURG e ter concluído 40% da carga horária total do curso pelo menos.

Inscrição

Para se inscrever, o graduando deve preencher o Formulário de Inscrição (disponível aqui) e encaminhá-lo para o endereço de e-mail reinter.mobilidade@furg.br até as 17h30 do dia 21 de dezembro, com o assunto “Mobilidade Virtual AUGM”. A Reinter encaminhará todos os estudantes inscritos às suas respectivas universidades de destino escolhidas, sendo essas, as responsáveis pela seleção final de alunos em cada disciplina ofertada, de maneira a garantir um equilíbrio de participação das universidades sul-americanas.

Resultado

O resultado da seleção deverá ser divulgado até o dia 29 de dezembro para as universidades com calendário de início dos cursos de 1º a 08 de fevereiro e 17 de fevereiro para as universidades com calendário a partir de 22 de fevereiro. A confirmação dos selecionados será feita pela Secretaria Executiva até dia 31 de dezembro para as universidades com calendário de início dos cursos de 1º a 08 de fevereiro e 19 de fevereiro para as universidades com calendário a partir de 22 de fevereiro. Para mais informações sobre a convocatória, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail reinter.divulgacao@furg.br.